Nossa Senhora do Rosário, proteja e ilumine o meu caminho com o teu sagrado amor!

Nossa Senhora do Rosário proteja e ilumine o meu caminho com o teu sagrado amor

Nossa Senhora do Rosário é a quem devemos recorrer diante das dificuldades da vida, pois o seu amor é o que nos fortalece para vencer qualquer batalha.



A devoção a Nossa Senhora do Rosário é uma das mais antigas a que se tem conhecimento, e reflete o amor e a gratidão de todos os cristãos por Maria, mãe do nosso salvador e de todos nós que temos fé. Como o seu próprio nome já diz, sua devoção está relacionada com um dos objetos de fé, mais admirados pelos cristãos do mundo todo: o rosário. Conta a história que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número de orações realizadas durante o dia, nos conventos medievais. Para facilitar este processo, São Beda, sugeriu aos devotos que usassem grãos de sementes enfiados em um cordão, ou seja, nasceu ali a primeira representação do rosário como conhecemos.

Mas foi depois da aparição de Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão, em 1214, que sua devoção tomou proporções ainda maiores. São Domingos era o fundador da Ordem dos Pregadores, cujos membros eram conhecidos como os frades dominicanos. Enquanto ele estava orando por três dias e três noites pelos pecados da humanidade, em Toulouse, na França, São Domingos viu a imagem de Nossa Senhora resplandecendo dos céus. Em sua aparição, Nossa Senhora pediu a São Domingos que combatesse as heresias daquele tempo através das orações do rosário e assim ele o fez.

Desde então São Domingos ensinou aos fiéis a usarem este objeto sagrado como forma de pedir proteção e demonstrar a sua fé.


Com a prática do santo Rosário, São Domingos também começou a combater as heresias dos albingenses, que espalhavam o terror e o pecado pela França. Segundo a história da igreja a cada oração do rosário, São Domingos pedia a intercessão de Maria Santíssima para converter os hereges e teve enorme sucesso em sua missão. Graças aos seus feitos São Domingos recebeu da igreja o título de Apóstolo do Santo Rosário e Nossa Senhora passou a ter muitos outros devotos ao longo da história.

Em 1572, após a vitória dos cristãos sobre os otomanos, na Batalha de Lepanto, em 7 de setembro, o Papa Pio V instituiu a festa de Nossa Senhora da Vitória em homenagem ao triunfo. A vitória dos cristãos foi atribuída a Virgem Maria, pois ela ocorreu justamente após uma procissão do rosário na Praça de São Pedro, pedindo a ajuda de nossa senhora no campo de batalha. Ajuda esta que resultou no triunfo dos cristãos.

Até hoje, recorrer ao auxílio de Nossa Senhora do Rosário é uma das melhores formas que nós, fiéis, podemos pedir proteção e auxílio diante das batalhas da vida.

Quando nos deparamos com alguma situação desesperadora, devemos pegar o nosso Rosário e rezar a Nossa Senhora. Ela com toda a certeza ouvirá todas as nossas preces e não deixará que nenhum mal nos aconteça. Rezemos juntos!


Oração a Nossa Senhora do Rosário

“Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do Santo Rosário, na qual, à recitação da Ave- Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.

São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção na recitação do terço, para que, por meio dessa devoção a Maria, cheguemos mais depressa a Jesus e, como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve à vitória em todas as lutas da vida, por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo. Amém.”


Mantenha distância de quem só se lembra de você quando precisa!

Artigo Anterior

Não há limites para as graças que Deus realizará na sua vida!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.