São josé, protetor da sagrada família

4min. de leitura

Em 19 de março, celebra-se o dia de um dos maiores santos de todos os tempos: São José. Conheça mais sobre ele!



São José foi o esposo de Maria e o pai humano de Jesus. Sempre presente na vida do filho adotivo, ensinou-lhe o caminho certo e o aproximou da Palavra de Deus e de Seu amor.

Embora tenha pensado em abandonar Maria, quando soube de sua gravidez, José permaneceu ao seu lado depois que um anjo apareceu-lhe em sonho e lhe revelou que ela estava grávida do Filho de Deus, pela ação do Espírito Santo.

“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa.” (Mt 1,24).


São José foi um homem exemplar, que levou a vida de forma simples e dedicou todo o seu esforço e tempo aos cuidados de Jesus e Maria. Trabalhando como carpinteiro, sempre foi muito honesto e sustentou a sua família de forma digna.

Mencionado no Evangelho como um homem “justo”, ele é considerado um dos maiores santos de todos os tempos.

Não se sabe ao certo quando José morreu, mas a última vez em que ele é mencionado na Bíblia é durante uma peregrinação, em que ele e Maria encontram Jesus debatendo com os doutores da lei, aos 12 anos. Acredita-se que sua morte tenha acontecido antes de Jesus começar Sua vida pública.

Sua vida foi de desafios, lutas, mas de muito temor a Deus. Ele renunciou a si mesmo e aceitou a fé em Deus para acolher sua mulher e criar o seu filho adotivo com muito amor, responsabilidade e sabedoria.


São José, cujo dia é celebrado em 19 de março, é patrono da Igreja e grande intercessor de todos nós. Com ele, podemos aprender o verdadeiro significado de fé, obediência e amor à família.

Oração a São José 

A vós, S. José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de vossa santíssima esposa, cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por este laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com Seu Sangue e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo e afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício.

Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio a fim de que, a vosso exemplo e sustentados por vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

Que todos os ensinamentos e o amor de São José estejam sempre presentes em sua vida!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: gonewiththewind/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 16/03/2020 às 5:05






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.