“Tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Mateus 7:5)

Capa Tira primeiro a trave do teu olho e entao veras claramente para tirar o cisco do olho do teu irmaoMateus 75

Este poderoso versículo nos ensina que a hipocrisia e o julgamento desnecessário podem destruir uma vida!



Somos agraciados com a felicidade de conhecer a palavra divina e usá-la para a melhora de nossa vida. Seguir as orientações de Deus torna a vida mais leve, mais feliz, com incríveis possibilidades de sucesso em todos os setores.

Deus é nosso pai e nos corrige com amor. E tal qual um experiente patriarca, ensina-nos lições maravilhosas para conduzirmos nossa vida rumo ao reino dos céus.

Comportamentos que nos induzem ao pecado não são aceitos pelo Rei dos reis, por esse motivo, Deus nos apresenta vários ensinamentos para que estejamos sempre em Sua presença. Ele não está onde há escuridão.


Essa bela instrução faz parte do Sermão da Montanha, que é uma passagem na qual o Senhor Jesus fala principalmente sobre a ética no Reino de Deus.

Cristo utiliza essa metáfora para nos dizer que a hipocrisia nos faz ter um julgamento equivocado, levando a um juízo mal interpretado. Não devemos ser hipócritas e apontar levianamente o dedo para o outro. Nós não somos seres perfeitos.

Jesus adverte seus seguidores a jamais se envolver em julgamentos hipócritas, que é necessário tirarmos primeiro o que tampa a nossa visão, para aí sim olhar com clareza e somente depois fazer alegações. Nosso Senhor não está proibindo os cristãos de julgar, está proibindo certos tipos de julgamentos. Ele incentiva o juízo correto, pois isso é necessário para que estabeleçamos certos conceitos e valores de acordo com a palavra de Deus.

Só depois de retirar a trave do seu olho é que você será capaz de ajudar e compreender o outro.


Você não está impedido de julgar o comportamento de alguém que não segue os preceitos bíblicos, por exemplo, mas está proibido de fazer acusações de acordo com o seu senso de justiça. O juízo precisa vir apoiado na vontade e na palavra do Senhor.

Cristo chama a atenção para um perigo que nos cerca constantemente: o comportamento de se achar superior e perfeito diante de alguma situação.

Julgar duramente, condenar os outros, é errado. Somente Deus conhece o coração de cada um de Seus filhos, portanto, apenas Ele tem esse poder.

Fomos seres criados por um Deus perfeito, mas somos imperfeitos. Somos criaturas que buscam um lugar na vida eterna. A partir do momento que usarmos nosso julgamento leviano com os outros, usarão conosco também.


Esse versículo é um convite à autoanálise; somente a palavra de Deus é capaz de nos restaurar! Creia na palavra do Senhor, ela nos alimenta!

O que achou desta mensagem? Conte-nos, sua opinião é muito importante!

Compartilhe e comente em suas redes com seus amigos e familiares!

 


Direitos autorais da imagem de capa: Depositphotos.

Amor de pai! Fábio Assunção emociona ao declarar: “Filho, você transborda honestidade”

Artigo Anterior

Não me contento com migalhas. Sou mulher madura, capaz de dar a volta por cima, graças a Deus!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.