Desenvolvimento InteriorFelicidadeQualidade de vida

3 princípios zen que vão agitar o seu mundo (e torná-lo mais feliz!)

Não há nenhuma garantia de que você vai acordar amanhã.



Você pode saber disso, mas realmente vive isso?

Eu passei algum tempo refletindo sobre e encontrei ensinamentos de Buda inspiradores. Zen-Budistas, em particular, levam vantagem no quesito: fazer seus dias valerem a pena.

Aqui estão três princípios Zen que você pode usar todos os dias para viver sua vida ao máximo.


1. Mushin: Mente Sem Mente

Mushin significa simplesmente que sua mente não está fixa em qualquer emoção ou julgamento. Isto pode parecer muito básico, mas pense praticamente – quantas vezes você recorre imediatamente ao julgamento quando se depara com uma nova pessoa, ideia ou desafio?

Talvez você tenha acabado de conhecer um novo colega de trabalho, mas porque não gostou dos sapatos que estava usando, imediatamente o “descreveu”. Ou talvez quando você recebe uma má notícia … sua mente provavelmente tira conclusões sobre quem é o culpado. Por que você é tão reativo?

É parte de seu instinto primitivo. É um mecanismo de defesa para decidir rapidamente se estímulos em seu ambiente são perigosos ou não. A neurociência moderna descobriu que se você não tiver certeza se um determinado efeito foi causado por um evento precedente, está mais propenso a assumir uma relação de causa e efeito entre os dois … mesmo que esteja totalmente errado!


Tirar conclusões precipitadas sem ampla evidência provavelmente irão levá-lo na direção errada. Pela prática de Mushin, você pode manter uma mente aberta e evitar fazer decisões precipitadas, erradas. Então, da próxima vez que se deparar com um problema novo, opte por não anexar uma emoção a ele e aja com uma mente clara e objetiva.


2. Zanshin: Presença e Consciência

Zanshin é um estado de presença. É estar ciente de seu entorno e presente em todos os momentos. Em essência, é a mindfulness.


Prestar atenção a cada ação que tomamos é importante, pois ser consciente aumenta a produtividade, inteligência emocional e felicidade.

Ter prazer nas pequenas coisas da vida pode lhe trazer muita alegria, e ajudar a aquietar vibração mentais desnecessárias em sua mente.

Mindfulness também diminui a diferença de autodiscrepância. Essa é a diferença entre a “pessoa ideal” como você se vê, e a “pessoa real” como você é. Isso reduz o estresse que sente quando talvez não esteja vivendo de acordo com suas expectativas ideais.

Então, da próxima vez que estiver fazendo tarefas diárias, como lavar os pratos, sinta a espuma de sabão em suas mãos e a água através de suas mãos. Esteja atento e no momento de tudo o que faz, sejam coisas grandes ou pequenas.



3. Satori: O Estado Natural

Satori é o estado natural da mente. É a total harmonia entre o corpo e a mente.

Não se prenda em “alcançar” este estado natural em algum momento futuro de sua vida. Na verdade, você deve tentar vivê-lo todos os dias.


Praticar Satori é extremamente difícil com todas as distrações que enfrentamos. Uma das melhores maneiras de tentar voltar a este estado natural é através da meditação.

A meditação reduz o estresse e ansiedade, aumentando a sua capacidade de concentração e aprendizado. Meditar pode até fortalecer seu sistema imunológico!

Sentar-se em silêncio pode parecer intimidador, mas é realmente muito fácil. Tudo que você tem a fazer é sentar-se confortavelmente com as costas apoiadas, fechar os olhos e respirar profundamente pelo nariz. Você pode começar com calma, sentar em silêncio por cinco minutos. Se você achar difícil sentar-se e acalmar sua mente, pode usar um objeto natural, como uma rosa, para se concentrar. Você vai perceber que vai sentir êxtase e espanto apenas observando uma flor simples. Como alternativa, existem muitas técnicas de meditação simples que são bastante eficazes – apenas certifique-se de ser coerente com a sua prática.

A meditação tem sido cientificamente comprovada para aumentar os níveis de dopamina e serotonina (os produtos químicos do bem-estar) e diminuir o cortisol (um produto químico de estresse) em seu cérebro. Ao praticar Satori você pode envolver o seu corpo e mente para voltar a um estado mental puro.


A vida é curta e é imperativo fazer cada dia valer. Os princípios budistas de Mushin, Zanshin, e Satori vão te ajudar a viver melhor a cada dia.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo


Fonte: Mind Body Green

Conheça os filmes que combinam com cada signo (e porquê combinam):

Artigo Anterior

17 coisas que pessoas de mente aberta fazem diferente

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.