[resiliência] o poder em você

4min. de leitura

Como as pessoas lidam com eventos difíceis que mudam suas vidas?



A morte de um ente querido, a perda de um emprego, doença grave, ataques terroristas e outros eventos traumáticos: todos estes são exemplos de experiências de vida muito difíceis. Muitas pessoas reagem a essas circunstâncias com uma enxurrada de emoções fortes e uma sensação de incerteza.

No entanto, as pessoas geralmente se adaptam bem ao longo do tempo às situações de mudança de vida e condições estressantes. O que lhes permite fazer isso?

Trata-se da resiliência, um processo contínuo que requer tempo e esforço e faz com que as pessoas tomem uma série de medidas.


Resiliência não é uma característica que as pessoas têm ou não têm. Trata-se de comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidos e desenvolvidos por qualquer um.

Vários fatores estão associados à resiliência, incluindo:

  • A capacidade de fazer planos realistas e tomar medidas para realizá-los;
  • Uma visão positiva de si mesmo e confiança em suas forças e habilidades;
  • Habilidades de comunicação e resolução de problemas;
  • A capacidade de gerir sentimentos e impulsos fortes.

Desenvolver a resiliência é uma jornada pessoal. As pessoas não reagem todas da mesma forma diante de eventos traumáticos e estressantes. Uma abordagem para a construção de resiliência que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.


Aceite que a mudança é uma parte da vida.

Alguns objetivos podem não ser mais possíveis como resultado de situações adversas. Aceitar as circunstâncias que não podem ser mudadas pode ajudá-lo a se concentrar em circunstâncias que você pode alterar.

Cultive uma visão positiva de si mesmo. Desenvolver a confiança em sua capacidade de resolver problemas e confiar em seus instintos ajuda a construir resiliência.

Concentrar-se em experiências passadas e fontes de força pessoal pode ajudá-lo a aprender quais estratégias para a construção de resiliência podem funcionar para você. Ao explorar as respostas às seguintes perguntas sobre si mesmo, bem como as suas reações ao desafiar os eventos da vida, você pode descobrir como você responder de forma eficaz às situações difíceis em sua vida.

Responda as seguintes questões:

  • Que tipos de eventos têm sido mais estressantes para mim?
  • Como é que esses eventos geralmente me afetam?
  • O que aprendi sobre mim e minhas interações com os outros nos momentos difíceis?
  • Eu tenho sido capaz de superar os obstáculos? Se sim, como?

Ser resiliente não significa que uma pessoa não passe por dificuldades ou sofrimentos. A dor emocional e a tristeza são comuns em pessoas que sofreram grande adversidade ou trauma em suas vidas. Na verdade, o caminho para a resiliência normalmente envolve algum sofrimento emocional considerável.

Assim, resiliência é o processo de se adaptar bem face a uma adversidade, trauma, tragédia, ameaça ou fonte significativa de estresse – como problemas familiares e de relacionamento, problemas graves de saúde ou no local de trabalho e estressores financeiros.

 

___

Fonte: Assim como a Fênix

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.