“Como Estrelas na Terra” mostra que amor e dedicação podem ajudar uma pessoa a se destacar!

Filme “Como Estrelas na Terra” conscientiza sobre a importância de um bom profissional na educação infantil.

O longa “Como Estrelas na Terra: toda criança é especial” (2007), traz verdadeiras lições sobre o impacto que um professor tem na vida e educação de alguém. Prepare os lenços porque é emocionante!

Nele, é retratada a história de Ishaan Awasthi, de apenas nove anos, que vive em um internato. Ele sofre de dislexia e acaba não sendo compreendido pelos pais e professores. Chegou a repetir o terceiro período referente ao sistema de educação da Índia e corre sérios riscos de reprovar novamente.

O pequenino sente dificuldades para se concentrar nas aulas, tendo sua atenção dispersa a todo momento. Como ele mesmo diz, as letras dançam em sua frente, tirando todo seu foco. Em um certo dia, o professor de artes nota algo estranho no aluno e aí que tudo começa a mudar, já que ao descobrir que o mesmo é disléxico, traça um plano para ajudá-lo.

No geral, o filme dá aulas de como abordar diversos problemas existentes em âmbito escolar, gerando no público a percepção de como um professor atento e dedicado é capaz de fazer total diferença na trajetória de um aluno considerado especial. Todas as táticas pedagógicas abordadas são bastante eficazes e ensinam como os professores precisam encarar alguns métodos de aprendizagem.

Embora nenhum estudante seja igual, é possível compreender por meio da história que todos são especiais, principalmente aqueles que possuem dificuldade de aprendizado, os quais proporcionam desafios maiores para os mestres. Por conta disso, algumas técnicas de conhecimento precisam ser aprimoradas.

Quando tudo começa a mudar

Ishaan se sente aflito e incompreendido pelas pessoas ao seu redor. Quando seu professor substituto se dá conta disso, faz questão de explicá-lo o que é a dislexia e aproveita para fazer um breve resumo sobre celebridades disléxicas. Mas afinal, o que é a dislexia?

De acordo com a editora Abril, se trata de um distúrbio genético responsável por dificultar a realização da leitura e escrita bem como o aprendizado. Neste caso, o cérebro encontra dificuldade para formar palavras, troca a ordem correta de algumas letras ao ler e escrever e a pessoa que sofre com a disfunção, tende a não relacionar direito os sons com as sílabas formadas.

No entanto, vale ressaltar que a dislexia não possui qualquer relação com quociente de inteligência mais baixo, por exemplo. Eles costumam ir bem em cálculos, mas se embaralham mesmo é com as palavras. Até mesmo o comportamento não é padrão e acaba variando de pessoa para pessoa, sendo uns mais tímidos e outros mais extrovertidos.

Lição do filme

Por mais que a dislexia ocasione desafios grandiosos se tratando de aprendizado, o longa-metragem mostra que é um caso completamente passível de solução. O professor conseguiu tirar o menino da exclusão que o enclausurava por meio do amor, cuidado e atenção redobrada dentro da profissão. A combinação perfeita para impactar uma vida, a qual levará consigo esse legado para sempre.

No momento em que Ishaan Awasthi começou a ser respeitado por um docente, passou a entender melhor suas reais dificuldades e deixar de fazer comparações com outros alunos, como fazia anteriormente. Mediante isso, decolou e se tornou um garoto prodígio.

A arte foi o combustível para ele expressar seus sentimentos, colocando para fora tudo aquilo que o incomodava. Aos poucos, sentiu-se incentivado e permitiu que o problema fosse superado, mostrando que suas limitações não o definiam tampouco o tornavam inferior aos demais.

“Como Estrelas na Terra” está disponível no catálogo da Netflix. São 2h42 minutos de pura inspiração e comoção também. O jovem protagonista tem sua verdadeira identidade descoberta, a qual possui essência criativa e com alto potencial para se destacar. Assista!

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0
Mayara Gabrielle
Redatora dos sites O Segredo e O Amor. Escreve sobre reflexão, inspiração e boas notícias, incentivando a todos a se tornaram uma melhor versão de si mesmos.

    Os comentários estão fechados.