O poder da gratidão

6min. de leitura

Se eu pudesse te oferecer uma poção mágica que iria torná-lo mais feliz, mais saudável, mais otimista e produtivo, e que essa poção seria de graça e vai exigir muito pouco de você, você estaria interessado?



Deixe-me fazer a pergunta de forma diferente.

Se existisse esta poção, você queria?

Naturalmente! Infelizmente, não tenho uma poção que vai fazer essas coisas. Mas cada um de nós tem algo ainda melhor do que uma poção que vai fazer todas essas coisas e muito mais…

A Gratidão.

A ciência nos diz que uma “atitude de gratidão” é uma escolha para a boa saúde. Sendo grato frequentemente nos faz mais feliz e mais otimista. E a melhor notícia sobre a gratidão é que ele requer pouco tempo e nenhum dinheiro. Nós temos de graça.

Aqui estão cinco razões em como a gratidão melhora sua vida e seus resultados:

A gratidão atrai o que você desejar:

A Lei Universal da Atração diz que nós atraimos para nossa vida as coisas que nós pensamos e nos concentramos em receber. Uma vez que isso é verdade, não seria o melhor você estar grato por tudo que já tem e ainda receberá?(Eu acho que sei a resposta para isso)! Lembre-se que, quando você está consciente de suas bênçãos e é grato por elas, você está focando mais claramente no que você quer em sua vida – e está atraindo mais essas coisas em sua vida.


A gratidão melhora os relacionamentos:

Aprendemos a importância de dizer “obrigado” desde que somos crianças pequenas. Somos ensinados que o hábito de agradecer faz parte das “boas maneiras”. Esta lição de infância é extremamente poderosa. Pense sobre as pessoas que você sabe que são mais importantes você. Como você se sente sobre eles? Sua vontade é de melhorar ainda mais positivamente seu relacionamento com eles? Então deja grato a elas! Seja grato com as pessoas, as suas contribuições, seus talentos e suas ações- e certifique-se de que eles saibam como é essa sensação.

A gratidão reduz a negatividade:

É difícil ser negativo com relação à sua vida quando você está pensando em coisas para as quais você está grato. Uma das maneiras mais rápidas para melhorar seu humor é apreciar as bênçãos que aconteceram em sua vida.

A gratidão melhora as habilidades para resolver os problemas: muitas vezes vemos a resolução de problemas com uma visão muito cansada e negativa. “Alguma coisa está errada. Temos obstáculos em nosso caminho. Então, temos que colocar no esforço para corrigi-lo.” Por outro lado, quando nós pensamos sobre o que estamos gratos pela oportunidade que aquele problema nos deu ao abrirmos as nossas mentes para novas possibilidades e respostas. Podemos também resolver aquela situação difícil com uma perspectiva de melhoria e oportunidade, em vez de desafio ou problema.


A gratidão nos ajuda a aprender: cada nuvem escura tem um forro de luz. Por trás de cada problema reside uma oportunidade. Seja grato pela sua situação – mesmo que não goste de tudo sobre ela – te permite ser grato pela oportunidade de aprender algo novo.

A prática da gratidão

1. Faça uma lista de cinco coisas que você está grato por agora. Estes podem ser grandes coisas (como sua família) ou pequenas coisas (como o fato de que alguém passou e deixou a porta aberta para você esta manhã). Isso pode ser uma lista mental ou por escrito. Faça agora.

2. Refletia sobre sua lista e permita-se sentir bem sobre essas coisas.

3. Se não houver uma pessoa próxima para dizer um “obrigado” sobre algo que ela te fez, você pode agradecer ou mostrar o seu apreço através de um telefonema ou um e-mail carinhoso para um amigo.

Você pode fazer este exercício a qualquer momento, e você não tem que parar em cinco coisas. Na verdade, é uma ótima idéia para você ter anotada na sua agenda, escreve todos os dias coisas boas que te aconteceram. Desta forma você poderá retornar à sua lista a qualquer momento que você deseja, reforçando sua gratidão.

Mas a qualquer momento você pode fazer uma lista em pensamento e compartilhar essa gratidão com os outros.

Você provavelmente já pensou que ser grato é uma boa coisa a fazer ou a coisa certa a fazer. Mas agora, esperamos que você coloque em prática essa consciência.

Gratidão é uma atitude. Gratidão é uma escolha. E gratidão é um hábito. Quando decidimos conscientemente ser grato com as pessoas, situações e oportunidades em torno de nós podemos começar a atrair melhores relações e resultados. O hábito será reforçado conforme sua escolha de cada dia.

Agradeço sua atenção nessa leitura! Obrigado!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 02/12/2014 às 3:10






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.