publicidade

Porque a gratidão é o verdadeiro segredo da felicidade:

Aprendi no curso da minha vida que a gratidão é o único caminho verdadeiro para a felicidade. E acreditem, não é fácil ser grato todos os dias.

Eu sei. Em alguns dias você vai deitar na cama e pensar qual o objetivo de tudo. No primeiro dia após o evento mais traumático da minha vida, lembro-me de pensar sobre a morte. Muito. Como teria sido mais fácil se tivesse acabado dessa maneira, em vez de me deixar viva. É fácil, tão fácil para nossas mentes escorregarem para um caminho escuro.



Terapia, é claro, vai ajudar. E para mim, foi um excelente terapeuta que me disse o que eu deveria procurar.

“Gratidão”, disse ele, “é a melhor maneira de realmente apreciar sua vida, não importa quão quebrado você esteja. Gratidão até mesmo pelas pequenas coisas. Gratidão pelas coisas grandes.”

Ser grato não significa que você tem que esquecer o mal que foi feito a você. Ser grato significa lembrar-se de que ainda há muito bem em sua vida. Se você puder, em seu pior momento possível, encontrar alguém ou algo pelo qual ser grato, então, já terá conseguido lutar contra a sua mágoa, contra a sua dor. Contra a coisa que tentou derrotá-lo.

A vida, como todos sabemos, pode ter muitos momentos de desespero, uma sensação agonizante e prolongada da catástrofe, e uma carga de crise existencial, ao mesmo tempo. Você perde pessoas. Você perde oportunidades. Você perde trabalhos que ama. Você perde o amor. Você perde a sua saúde. Você se perde. Neste mar sem fim de perda, é importante lembrar, há esperança. Sempre há esperança.

Talvez sua esperança esteja em uma pessoa, alguém amável e gentil – um pai, um parceiro, um irmão, um amigo. Talvez a sua esperança resida na sua criatividade, música, ou escrita, ou em cantar e dançar. Talvez seja hora de uma experiência, uma maravilhosa longa viagem que você sempre quis fazer, mas não tinha motivação suficiente antes. Seja o que for, lembre-se de ser grato por ter uma oportunidade, uma pessoa, algo que faça você se sentir vivo, mesmo quando cada parte de você, especialmente seu coração, parecer estar morrendo.


Se você programar seu cérebro para pensar nas coisas bonitas que o mantém, então, qualquer tipo de negatividade, não importa o quão grande, será fácil de derrotar. Porque a gratidão é a maior arma de todas. Ela inspira empatia, bondade, esperança. E, acima de tudo, inspira-lhe iniciar uma jornada de cura, porque a sua jornada individual de cura é a coisa mais importante que você vai experimentar.

Até hoje, o meu mantra desde que aprendi sobre a gratidão tem sido “As coisas que me quebraram, ajudaram-me a lembrar as coisas que me fazem inteiro. As coisas que me quebraram, fazem-me apreciar as pessoas que sempre estiveram comigo.

As coisas que me quebraram não controlam minha felicidade, nem minha alegria. Pois já estou inteira. E agradeço ao universo por me dar coisas pelas quais ser grata.”


Você pode encontrar um mantra que ressoa mais com você, esse é o que ressoa para mim. E cada dia se apresenta como uma nova oportunidade para me tornar um ser humano melhor e mais forte, desde que aprendi essas palavras.

Encontre coisas pelas quais você possa ser grato. E tornar-se inteiro novamente também.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Thought Catalog

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.