4 razões pelas quais as pessoas são viciadas em negatividade

5min. de leitura

Alguma vez você já se perguntou por que certas pessoas parecem se apegar à negatividade?



Nós todos conhecemos ao menos um alguém que nunca parecem ter nada de positivo para dizer. É como se eles fossem viciados em negatividade!

A verdade da questão é que a negatividade é realmente viciante! É um comportamento habitual que pode ajudar as pessoas a evitarem a dor a curto prazo, ao mesmo tempo, proporcionando-lhes prazer a curto prazo, assim como qualquer substância viciante faria.

Aqui estão algumas razões pelas quais as pessoas são viciadas em negatividade:


1. É familiar

Muitos de nós fomos criados para sermos um pouco negativos. Conforme crescemos, passamos anos e anos reclamando, tendo medo e nos concentrando no negativo.

Por esta razão, pode ser um desafio tornar-se uma pessoa mais positiva, mesmo quando tentamos fazê-lo!

Velhos hábitos custam a morrer, por precisamos de dedicação para nos tornar pessoas positivas. Tal como acontece com todos os vícios, uma vez que um comportamento é enraizado, é preciso um esforço consciente para mudá-lo.



2. Ela te ajuda a “encaixar-se”

Se você olhar em volta, a negatividade é o status quo por grande parte da sociedade.

Muitas vezes é mais fácil iniciar uma conversa com outras pessoas sobre os problemas em sua vida, em vez das alegrias. Por exemplo, ao dizer a um amigo sobre a sua doença, você provavelmente  terá mais simpatia e atenção do que se dizer a ele algo bom que aconteceu com você hoje.

Na verdade, em alguns círculos, ser feliz e alegre é estranho. Se você tem muitas coisas boas a dizer é possível que certas pessoas te acusem de ingênuo ou (ainda pior!) de insensível.

Assim, quando nos queixamos, muitas vezes obtemos maior aprovação social e mais atenção do que quando agimos com positividade, e isso parece bom a curto prazo! Por esta razão, ser negativo pode ser gratificante, assim como qualquer droga ou substância viciante.


3. Tomar responsabilidade é doloroso para o ego

Quando reclamamos e apontamos nossos dedos, evitamos assumir a “culpa” pelas circunstâncias negativas em nossas próprias vidas e isso protege nosso ego. Ser negativo nos permite sentir-nos como vítimas das circunstâncias, em vez de mestres de nosso próprio destino, quando coisas ruins acontecem para nós.

Agora, apesar de assumir a responsabilidade ser uma experiência muito estimulante e libertadora, muitas pessoas não sabem nada sobre isso. Portanto, alguém que desconhece o poder de assumir a responsabilidade sobre sua vida, muitas vezes, usa a negatividade para evitar a dor de ser o único culpado.


4. A negatividade é reforçada através da Lei da Atração

Com a Lei da Atração você recebe aquilo em que foca sua atenção, por isso, quando você reclama, simplesmente consegue mais reclamações e negatividade. Através desta atração constante de eventos e circunstâncias negativas, muitas pessoas se sentem validadas em ser negativas.

Isso torna-se um ciclo vicioso habitual, e para muitas pessoas é um ciclo que dura uma vida inteira.

Como você pode ver, as pessoas que são viciadas em negatividade não são necessariamente pessoas “más”. Em vez disso, simplesmente estão presas em um hábito que é constantemente reforçado por meio de aprovação social e atenção e ajuda-as a evitarem a dor da responsabilidade.

A boa notícia é que, embora muitas pessoas sejam viciadas em negatividade, elas podem mudar (e algumas delas realmente mudam!). Através da aprendizagem sobre a Lei da Atração e ganhando consciência, muitas pessoas encontram o desejo de liberar o ego, e se concentrarem mais no positivo.

Quando você se torna focado de forma mais positiva, a vida se torna mais fácil e agradável, e os benefícios de curto prazo da negatividade se tornam muito menos atraentes e apelativos. Quando somos desacorrentados da negatividade, descobrimos que as recompensas da positividade são muito maiores!

Então, você já fez a escolha de se tornar uma pessoa mais positiva? Comente abaixo e partilhe a sua história!

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Raise Your Vibration Today

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 03/12/2015 às 8:03






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.