Preparando o cenário para o pensamento positivo:
1. Cuide de si mesmo:
Dê ao seu corpo o presente de uma excelente nutrição, exercícios diários, relaxamento (incluindo meditação) e sono adequado.
O stress é a razão número um da sua saúde não ser ideal e por seus ciclos de sono estarem perturbados.
Somos muitas vezes tão ocupados com as obrigações que nos esquecemos o quanto é essencial cuidar de nós mesmos.
Tomar algum “tempo para si” não é ser egoísta –
se você pode cuidar de si mesmo,
você poderá fazer um trabalho muito melhor de cuidar dos outros e de suas obrigações!
2. Cerque-se de pessoas positivas e energia positiva.
Evite os infortúnios e as rainhas do drama, e se cerque de pessoas que são felizes e otimistas. Negatividade é contagiosa e muito insidiosa. Ela pode esgueirar-se em sua vida lentamente até que esteja tão arraigada que você nem sequer a reconheça – mas está lá, e é poderosa, se você já ouviu-se a julgar, reclamar, culpar ou condenar. Preste atenção à maneira como você fala, para ver se a negatividade ou positividade tem mais influência com você!
Quanto mais você pensar positivamente, mais você naturalmente irá gravitar em torno de pessoas e situaçãoes positivas e a negatividade velha vai ficar longe de sua vida.
3. Monitore a si mesmo.
Verifique a sua atitude, seu humor, suas emoções e seus pensamentos sempre que puder. Isso não quer dizer que você deve sempre estar ciente do que você está pensando – primeiro de tudo o que é impossível, e você vai perder a experiência da vida. Basta tentar perceber como você está sentindo quando você está fazendo as coisas que você normalmente faz. Seus sentimentos são enormes sinais que apontam para a sua atitude mental / emocional.
Se você se sente bem, você está sendo positivo, se você não se sente bem, você está sendo negativo.
4. Mude sua perspectiva.
É possível que sua maneira de ver uma situação não seja a única maneira de vê-la? Claro que é. Todos nós temos maneiras habituais de olhar para as coisas – literalmente, para cada pessoa viva, existe um ponto de vista diferente. Levando-se para fora de suas percepções limitadas significa que você se torna aberto a alternativas. Você pode, por exemplo, experimentar e se divertir imaginando que você está olhando para a sua situação a partir da perspectiva de alguém rico e bem sucedido – como é que um grande empreendedor vê sua situação? Como a sua situação seria tratada? Olhando para as coisas de um ponto de vista “eu posso fazer isso” é um componente do pensamento positivo. Esta técnica também contribui com a resolução de conflitos.
A Perspectiva de todos é 100% válida e correta, em seu ponto de vista. Aprendendo a aceitar esse fato – de que o SEU caminho não é O caminho – é um passo extremamente importante para o crescimento pessoal que vai deixar você mais feliz, mais compassivo, mais conectado e mais confiante.
5. Utilize afirmações positivas para imprimir positividade.
De preferência o faça num estado relaxado, de ondas cerebrais alfa, onde você pode fazer seu trabalho crescimento pessoal e auto-programação muito melhor . Este nível de atividade do cérebro é menos frenético do que o estado de caminhada normal. Está mais sintonizado com a intuição e menos afetado pela negatividade. Imagine sua mente livre e clara da conversa mental, e aberta e disposta a novos padrões de pensamentos positivos.
Todos esses pensamentos positivos vão influenciar suas ações para resultados muito mais satisfatórios!
6. Seja gentil com você mesmo.
Conforme você retoma o controle de sua mente, você vai se deparar com crenças que sustenta que são desagradáveispara você (crenças que você não teria escolhido a si mesmo). Você pode começar a se sentir mal, mas evite a tentação de ser duro consigo mesmo. Lembre-se que a maioria das crenças que você adquiriu toda a sua vida tenham sido inconscientemente adotadas de outras pessoas (principalmente os pais, colegas e professores) – essas crenças não são suas realmente, então sinta-se à vontade para liberá-las.
Use o humor – é uma ótima maneira de tirar a dor de sentir-se errado sobre segurar uma certa crença!
7. Use sua imaginação. Crie imagens mentais da vida que você quer.
Então, com a repetição consistente de imagens positivas e afirmações positivas, você vai reprogramar sua mente para se alinhar com o que você quer.
Você tem o poder de imaginar qualquer coisa.
8. Medite.
Pode parecer contra-intuitivo sentar-se e “não fazer nada”, mas é uma das coisas mais importantes que você pode fazer (ou tecnicamente, não “fazer”, mas “ser”). Este momento de introspecção lhe dará uma idéia muito melhor de quanto a negatividade está entrincheirada em sua mente, e você vai desenvolver o domínio de escolher os seus pensamentos e imagens, e gradualmente reprogramar a negatividade da sua vida. Estamos tão programados para sempre fazer, fazer, fazer, mas tomar o tempo para “ser” é uma daquelas coisas que, quando cultivada, vai fazer a vida parecer mais como uma experiência prazerosa do que uma série de tarefas.
Por Laura Silva