Como conseguir o que você quer, ajudando os outros a ter o que eles querem- parte 1

6min. de leitura

Seu objetivo na vida é ser um grande sucesso, de realizar coisas maravilhosas, crescer mais forte e melhor a cada dia que passa e, finalmente, poder usar o seu potencial como uma pessoa bem sucedida em tudo que você faz.



A boa notícia é que nunca houve um melhor momento em toda a história humana para realizar seus objetivos e alcançar o grande sucesso do que hoje, aqui, agora, onde você vive e tudo o que você está fazendo.

Estamos num período em que muitos economistas estão chamando de a “idade de ouro” da história humana, um período de paz e prosperidade que o homem sempre sonhou. E você está na vanguarda. Você está perfeitamente posicionado para maximizar o seu potencial e conseguir tudo o que é possível e tirar proveito de oportunidades ilimitadas que agora estão aparecendo ao seu redor.

A chave para o grande sucesso é e sempre foi, contido no princípio da “alavancagem”. É sua capacidade de utilizar seus talentos e habilidades como um sinal de multiplicação através de outras pessoas que permite realizar coisas extraordinárias em um curto período de tempo.


Homens e mulheres que realizam muito aprenderam como aproveitar, com uma variedade de diferentes maneiras e em uma variedade de diferentes direções. E não há nenhum lugar onde a alavanca é mais importante do que sua capacidade de influenciar os outros de tal forma que eles irão te ajudar a conseguir as coisas que eles querem, enquanto ao mesmo tempo, eles estão se ajudando a conseguir as coisas que eles querem.

Uma das grandes leis da vida é a “lei da reciprocidade”. Esta lei diz que as pessoas sempre tentam te retribuir de volta por qualquer coisa que você faz, para ou por elas. Em sentido positivo, significa que sempre que você fizer algo de bom para outra pessoa, você cria dentro da outra pessoa um sentimento de obrigação. Já que ninguém gosta de ser uma obrigação para o outro, a outra pessoa vai fazer todo o possível para libertar-se desse sentimento de obrigação pagando você volta, geralmente te dando muito mais do que você contribuiu originalmente.

Por exemplo, eu comprei um carro novo há cerca de cinco anos. No final da transação, o gerente de vendas encarregou um de seus funcionários para levar o carro a um posto de gasolina nas proximidades e encher o tanque. Em todos os meus anos de comprar carros novos e usados, eu nunca tive uma pessoa que se comprometesse a encher o tanque de combustível para mim no final da transação.


Dois anos mais tarde, voltei a essa mesma loja, falei com o mesmo gerente de vendas e comprei um outro carro novo. Eu queria retribuir. Um tanque de de $50 levou a uma compra de $45.000.

E esta é uma das grandes descobertas no que diz respeito a lei da reciprocidade. O reembolso quando você faz algo de bom para outra pessoa pode ser o tamanho do esforço ou gasto que você colocar.

Um dos princípios de grande sucesso, praticados por todos os homens e mulheres altamente influentes é: “quanto mais você dá de si mesmo sem expectativa de retorno, mais você receberá de volta das fontes mais inesperadas.”

Ao longo de todas as idades do homem, esta tem sido referida como a lei da semeadura e colheita, a lei de causa e efeito, ou mesmo o direito de ação e reação. Ela diz que tudo o que você colocar em você, vai ficar em você. Ela também diz que você pode colocar um pouco de sementes, e você muitas vezes vai ter em retorno uma colheita inteira. Os homens mais inteligentes e mulheres em nossa sociedade estão sempre à procura de oportunidades para contribuir para os outros, sabendo que eles estão plantando as sementes que eles irão colher sob a forma de poder, influência e um desejo por parte de outros para cooperar e ajudá-lo em um momento posterior.

Seu trabalho é maximizar a mesmo e seu potencial em toda sua vida, e isso requer o cultivo inteligente, deliberado de pessoas em todos os níveis, fazendo coisas para elas que vai ser predispostos para retribuir, para fazer coisas para você quando você precisar e querer ajuda.

Dwight D. Eisenhower disse uma vez: “Liderança é a habilidade de levar as pessoas a fazer as tarefas que você quer fazer e considerá-la como sua própria idéia.

Os melhores líderes são aqueles que gentilmente deslocam as pessoas no sentido de fazer o que precisa ser feito. Os melhores líderes hoje são aqueles que se tornaram especialistas na delicada arte da persuasão. Mesmo que eles pudessem dar ordens e dizer às pessoas o que fazer, eles sabem que é muito mais eficaz abordar o assunto de tal maneira que a pessoa se sinta que a idéia é dela.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 13/08/2013 às 1:23






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.