20 coisas que eu deveria saber quando eu tinha 20 anos

6min. de leitura

1. O mundo quer te manter estúpido. Desde taxas bancárias e juros até dietas milagrosas, pessoas que não recebem devida educação são mais fáceis de terem seu dinheiro arrancado e serem rebanhadas. Eduque-se o máximo possível a respeito de riqueza, independência e felicidade.



2. Não confie plenamente em instituições para te educar. No momento em que eles constroem o curriculum deles, é bem provável que o sistema já esteja defasado, às vezes totalmente quebrado. Você aprende e ganha respeito de pessoas que valem a pena ter liderando e pondo a mão na massa, e não obedecendo cegamente.

3. Leia o máximo que conseguir. Aprenda a ler com alta retenção. Dedique um tempinho para ler seus livros. Quer ajuda? Leia “como ler um livro por semana durante um ano“.

4. Conecte-se com todos, a todo momento. Seja genuíno quanto a isso. Aprenda a achar algo que você goste de verdade em cada pessoa e converse sobre.


5. Não jogue seu tempo no lixo sendo tímido. Timidez é a crença de que suas emoções devem determinar suas decisões, quando na verdade o correto é justamente o contrário.

6. Se você não se sente bem com algo em um relacionamento, provavelmente será isso que fará tudo acabar.

7. Tenha o máximo de contato que você puder com gente mais velha. Consegui um dos meus primeiros empregos sentando ao lado de um senhor de idade em um ônibus e conversando com ele. A razão pela qual isso é tão valioso é que pessoas da sua idade geralmente não tem a habilidade de tomar as decisões que tanto vão te ajudar. Além do quê, eles sabem quase tudo que você vai aprender mais tarde, então pergunte-os!


8. Ache pessoas que sejam mais legais que você e saia com elas também.  Isso e o corolário são importantes: “Não tente ser o ‘médio’ dentro do seu grupo. Sempre tente ser mais legal que eles (fazendo coisas mais legais, sendo mais descontraído, mais receptivo, mais ambicioso, etc.)” — Porém faça isso POR VOCÊ, e não por eles.

9. Você vai ficar mais conservador conforme o tempo passa. É fato. Aqueles que te rodeiam vão criar uma espécie de “bolha” que te obriga a cuidar do seu status. Por isso, você tem que fazer suas maiores doideiras AGORA. Mais tarde, você vai ficar mais medroso, mas há exceções, e espero que você seja uma.

10. Reduza todas as suas despesas o máximo que puder. Ponto. Isso criará uma sensação de segurança financeira que te ajudará a fazer as doideiras que mencionei logo acima.

11. Ao invés de ter status através de objetos (que dão aumentos temporários), faça isso através de experiências. Em outras palavras, uma viagem para Paris é uma escolha melhor do que um guarda-roupa novo. Estudos dizem que isso também aumenta a felicidade.

12. Enquanto seu custo de vida for baixo, resolva teu problema com dinheiro. Use a internet, pois é como se ela fosse uma maquininha bem legal que te ajuda a mandar no seu dinheiro. Se você tem que se preocupar com cada pagamento, experimente receber de 45 dias em 45 dias. Depois, conforme se acostuma, pode mudar para 2 em 2 meses, depois 3, depois 6 e finalmente de ano em ano. O objetivo é conseguir chegar em um ponto aonde você pensa daqui a 5 anos.

13. Aprenda a programar. Com o avanço da tecnologia e as pessoas cada vez mais ligadas na internet, criar suas próprias aplicações é uma habilidade que faz toda a diferença, e se você der sorte, pode até te tornar rico.

14. Providencie seu tanquinho (ou emagreça, ou qualquer que seja sua meta). Seus hormônios estão numa posição melhor para te ajudar nisso enquanto você está jovem. Não perca essa oportunidade, confie em mim.

15. Aprenda a cozinhar. Isso vai deixar tudo mais fácil e fará comida deixar de ser uma tarefa + habito caro para virar um habito gostoso + barato. Aconselho se inspirar em algum cozinheiro famoso. Sou um grande fâ de Jamie Oliver, mas qualquer um que você gostar está bom.

16. Durma bem. Isso e cozinhar vai te ajudar a ter seu tanquinho. Se você pensa “Posso dormir enquanto estiver morto” ou “Tenho muito o que fazer para dormir” eu tenho uma notícia para você: você é INEFICIENTE, e negação do sono não vai ajudar.

17. Arrume um aplicativo para te lembrar de tudo. Não confie no seu próprio cérebro para cuidar de sua memória. Nâo confie no que você “acha” que deveria estar fazendo. Confie apenas no seu aplicativo de lembretes. Na empresa, uso o ClockingIt, além das “notas adesivas” do Windows para fins pessoais.

18. Escolha algo imenso, grandioso para fazer, e permita que as ondas de oportunidades te ajudem no caminho. Se você não determinar metas, algumas coisas podem acontecer. Já se você determinar, muito mais coisas acontecerão.

19. Seja conhecido por algo. Gaste 5 anos fazendo algo ao invés de passear um pouco em cada área. Se você quiser mudar no meio do caminho, vá. Como eu disse, escolha algo.

20. Não tente “consertar” ninguém. Ao invés disso, procure por alguém que não esteja quebrado.

[Retirado e adaptado do InOverYourHead]

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.