Como ler um livro por semana durante 1 ano

6min. de leitura

Finalmente, fiz. Li um livro por semana durante o ano passado todinho.
Mais do que isso: não desisti nem parei. Mantive a programação duranteo ano inteiro. E agora, nesse ano que tá chegando, adivinha? Gostaria que você fizesse o mesmo. Vou te ensinar como.



Por que diabos você iria querer fazer isso

É muito bom. Te dá uma quantidade espetacular de idéias. Ajuda a pensar mais minuciosamente. É melhor que TV e até mesmo que a internet. Faz você compreender melhor o mundo. É um tijolo na construção de um hábito de se sentir realizado. Já disse que é muito bom?
…que seja, faça.

Por que um por semana?

Primeiro: por que tantos? Por que não dizer apenas “leia mais”? Eu diria que setando uma meta maciça, algo louco como um livro por semana, realmente ajuda. Para fazer uma comparação, o corpo reage fortemente contra feridas grandes, gastando uma quantidade significante de energia para curá-las. Feridas pequenas não importam tanto, então ele leva mais tempo para curá-las. Então colocar uma meta maciça vai fazer com que você leve isso mais a sério.
Então, é isso: Faça sua meta maciça e irracional para que você pire um pouco.

Um dia por vez

A média de páginas dos livros que geralmente leio é de entre 250 e 300 páginas. Alguns maiores, outros menores. Decidi ler 40 páginas por dia, que eu leio bem cedo e posso lidar com. Foi uma meta fácil e dobrável, que não parece tão assustadora como 52 livros por ano. Isso é crítico para manter seu estado emocional, fazendo com que pareça totalmente racional.


bookshelf-253x300Faça uma rotina e mantenha-a

Hoje eu tenho o hábito de levantar, tomar banho, etc… e então sair para tomar café da manhã sentar no meu canto no mesmo restaurante e beber café até que eu tenha lido minhas 40 páginas.
Por que eu faço isso dessa forma? Por que eu sei que minha força de vontade não é das melhores. E eu estou contando com que você também possa admitir isso sobre si mesmo, e fazer dessa forma vai te ajudar a por as coisas no lugar.
Ah, e uma dica: Faça o mais cedo possível. Você pode fazer isso com todos os hábitos: deve interligá-los para que eles funcionem.

Use cada segundo

Se você usa transporte público, use. Se você tem um horário de almoço, use. Algo que eu reparei é que a habilidade de abrir seu livro rapidinho e dar uma lidinha em 2 páginas ajuda siginficantemente, principalmente em te manter focado e não te fazer desistir, o que será sua principal ajuda e vai te recompensar com sentimentos muito bons. Além dessas páginas extras te ajudarem a ganhar tempo com livros realmente densos e que te farão sentir que vale a pena gastar um tempo a mais com eles.

Tudo bem em desistir… mais ou menos


Se algo tá sendo ruim (ou difícil de manater), tudo bem deixar de lado – por enquanto. Você pode fazer isso quando estiver apto a aguentar essa programação e ela não vai bagunçar sua vida. Daí você pode voltar a sempre ler um poquinho daquele livro até que você termine-o.
Eu fiz isso várias vezes no ano, o que implicou na quantidade de livros que eu comecei a ler deve estar entre 60 e 65 (terminei 54)

Tudo bem em trapacear

Sua hora tá chegando, e você acha que não vai aguentar? Caramba! Beleza, é hora de trapacear. Escolha um livro curto e leia, algo que você pode já ter lido antes, se divertido bastante, e dê pra brisar legal.
Mas aí você me diria “Isso é trapaça!”. E eu tenho que concordar. Mas o termo ‘trapacear’ para te ajudar a ter sucesso numa longa jornada com esse objetivo é mais importante do que a idéia dificil de engolir que cada livro que você ler deve ser tão pirador quanto o Clube da Luta. Não é. O objetivo é enriquecer sua vida, e não para te fazer se sentir mal.
E também existem vários livros pequenos que podem ser incríveis. Esse ano eu li os seguintes livros que são pequenos, mas são muito bons: The Dip, The Little Red Book of Selling, The Five Secrets You Must Discover Before You Die, Man’s Search For Meaning, Vagabonding, e Of the Dawn of Freedom.

Nunca atrase

Nunca “deixe essa passar”, dizendo que vai voltar mais tarde. Seu prazo vai te ajudar a se manter nos eixos, mas atrasar vai te fazer se sentir inútil e vai te fazer considerar desistir. Você tem que controlar seu estado emocional para não deixar chegar a esse ponto, sentindo que não tem chances, etc… e você faz isso se mantendo na programação.

Conclusão

Ler me fez uma pessoa muito melhor, muito mais completa e muito mais feliz. Toda a sabedoria do mundo está contida em livros – a grande maioria não está na internet ou é conhecida pelas pessoas no seu grupo social, portanto isso pode te ajudar bastante a expandir a sua sabedoria, se você deixar. Então comece hoje.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 21/12/2013 às 3:00






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.