Descubra sua razão de viver em 20 minutos

9min. de leitura

Como descobrir sua razão de viver? Olha, não estou falando sobre seu emprego, suas responsabilidades diárias ou sobre seus objetivos a longo prazo. Estou falando da real razão pela qual você está aqui, a razão pela qual você existe.



Talvez você prefira ser uma pessoa niilista que não acredita que você tenha algum objetivo ou de que a vida não tenha sentido. Não importa. Não acreditar que você não tenha uma razão para viver não impede você de descobri-la, a falta de crença em algo não te impede de engatar nessa coisa. A falta de crença apenas vai tornar a duração um pouco maior, então vai deixar de demorar 20 minutos para demorar 40 (ou 60 se você for realmente cabeça-dura). E ainda sim, se você não acredita que tenha uma razão, provavelmente não vai acreditar em nada do que eu disser, mas de qualquer forma, qual o perigo de gastar 1 horinha nesse caso?

Vou te contar uma história sobre o Bruce Lee que vai preparar o campo para esse exercício. Um mestre de uma arte marcial X pediu para o Bruce ensiná-lo tudo que ele soubesse sobre artes marciais. Bruce pegou 2 copos, ambos cheios de água. “O primeiro copo representa todo o seu conhecimento sobre arte marcial”, disse Bruce, “já o segundo representa todo o seu conhecimento sobre arte marcial. Se você quiser encher o seu copo com o meu conhecimento, primeiro você deve esvaziar o seu copo.”

Se você quer realmente saber o seu propósito em viver, você tem que limpar sua mente de todos os propósitos falsos os quais você foi ensinado (incluindo a ideia de que não há propósito algum).


Então como descobrir seu propósito na vida? Embora haja várias formas de descobrir isso, muitas delas bastante envolvidas entre si, aqui vai uma das mais simples que alguém pode fazer. Quanto mais aberto você estiver para esse processo, e quanto mais você esperar que ele funcione, mais rápido vai funcionar para você. Mas não estar aberto para ele, duvidar da sua capacidade ou achar que ele é totalmente idiota e uma perda de tempo sem sentido não vai impedir de funcionar enquanto você se mantiver nele – repito, só vai demorar um pouco mais.

Olha só o que você tem que fazer.

1. Pegue uma folha de papel em branco ou abra seu editor de texto (prefiro a segunda opção por ser mais rápida)

2. Escreva no topo: “Qual é minha razão de viver?”


3. Escreva uma resposta (qualquer resposta) que surgir na sua cabeça. Não precisa ser uma sentença completa: uma frasezinha basta.

4. Repita o passo 3 até que sua resposta faça você chorar. Esse é seu objetivo de vida.

Fim. Independente de você ser um engenheiro, um embaixador ou um fisiculturista. Para algumas pessoas esse exercício vai fazer completo sentido. Para outros, vai parecer bem estúpido. Geralmente leva 15 a 20 minutos para limpar sua cabeça totalmente de todo o lixo  e condicionamento social sobre o que você acha que é seu propósito na vida. As respostas falsas vão vir à sua cabeça junto de suas memórias. Mas quando a resposta verdadeira aparecer, você vai sentir como se ela tivesse vindo de uma fonte totalmente diferente.

 

2

Conforme você vai levando esse processo adiante, algumas respostas vão parecer muito parecidas. Você pode até mesmo reescrever respostas anteriores, assim como também pode entrar em uma nova tangente e gerar mais 20 respostas totalmente novas. Tudo bem, você deve escrever o que quer que passe na sua cabeça, contanto que você continue escrevendo.

Em algum ponto durante todo esse processo (tipicamente depois de 50 a 100 respostas) você pode querer desistir por ver que não está funcionando. Você pode sentir vontade de levantar e arrumar uma desculpa qualquer para fazer outra coisa aleatória. É normal, apenas tente ignorar essa resistência e continue a escrever. O sentimento de resistência vai sumir.

Você também pode acabar descobrindo respostas que vão te dar minipulsos de emoções, mas ainda não fazem você chorar – elas estão bem próximas do seu destino. Destaque-as conforme vai seguindo, de forma que você possa achá-las com facilidade e gerar novas permutações. Cada resposta reflete um pedacinho do seu objetivo final, mas individualmente elas não estão completas. Quando você começar a ter esse tipo de respostas, continue, tá esquentando.

É importante fazer isso sozinho e sem interrupções. Se você é um niilista, sinta-se a vontade para começar com a resposta: “Eu não tenho razões para viver” ou “A vida não tem sentido”, e vá seguindo a partir daí. Se você se manter assim, eventualmente vai se convergir.

Quando eu fiz esse exercício, levei 25 minutos e alcancei meu objetivo final no passo 106. Partes parciais da minha resposta (minipulsos) apareceram no passo 17, 39 e 53. e tudo começou a se formar consistentemente a partir do passo 100 até o 106. Eu senti a resistência (a vontade de levantar e fazer qualquer outra coisa, supondo que o processo não dá certo, me sentindo impaciente e irritado) lá pros passos 55, 60. No passo 80 eu parei por 2 minutos e fechei os olhos, relaxei, limpei minha mente e tentei manter o foco na resposta final que viria para mim. Isso ajudou bastante, pois depois dessa pausa, as respostas que vieram tinham uma clareza bem maior.

Minha resposta final foi:

“Viver conscientemente e corajosamente, ressonar amor e compaixão, fazer os espíritos despertarem dentro dos outros e deixar esse mundo em paz.”

Quando você chara sua resposta para a pergunta, você vai se sentir em ressonância absoluta consigo mesmo. Essas palavras vão ter uma energia especial para você, e você vai sentir essa energia sempre que lê-las.

Descobrir o seu objetivo é a parte fácil. A parte difícil é manter ele consigo diariamente e trabalhar em si mesmo de forma que você vire sua razão.

Se você está se perguntando porquê desse método funcionar, apenas deixe esse questionamento de lado até que você tenha terminado. Assim que terminar, você provavelmente terá achado sua própria resposta e entenderá por que funciona. Se você perguntar para 10 pessoas que fizeram isso (e conseguiram), elas vão te dar 10 respostas completamente diferentes, todas carregadas com seus próprios sistemas de crenças, e cada uma terá sua própria reflexão da verdade.

Obviamente, o processo não vai funcionar se você desistir antes da convergência. Eu estimo que 90% das pessoas atingem esse estado de convergência em menos de uma hora. Se você está realmente preso às suas crenças e se sente resistente ao processo, talvez demore 5 sessões de 3 horas, mas eu imagino que esse tipo de pessoa desistirá antes, nos primeiros 15 minutos, talvez) ou sequer vai tentar. Mas se você está aqui lendo isso e realmente gosta do que lê, provavelmente não se encaixará nesse grupo.

Tente! No mínimo você terá aprendido 2 coisas: seu verdadeiro propósito na vida OU que você nunca mais deveria visitar esse site =D

[Fonte]

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.