Desenvolvimento InteriorMensagem de Reflexão

É preciso coragem para desistir!

De repente tudo ficou tão claro quanto o sol que invadia meu quarto, e dessa vez, não levantei-me no pulo e puxei as cortinas a fim de estender a penumbra, eu aceitei que o tempo não parou por mim.



Acontece que não podemos pular fases. Eu precisei do luto, me fechar em minhas inseguranças para, enfim, enxergar com clareza a verdade.

Cedo ou tarde, nossas necessidades mudam, ou melhor, se adaptam. Não somos dependentes uns dos outros por mais que nos forcemos a acreditar nessa responsabilidade. As pessoas que permanecem em nossa vida nos escolheram, e não o contrário. Elas trazem suas próprias bagagens, o peso de suas derrotas, os passos para suas conquistas, e por mais que queiramos ser parte disso, do fardo e do mérito, temos que respeitar que só cabe a elas nos incluir ou não.

Às vezes, nos esforçamos tanto para caminhar ao lado de alguém que demoramos a aceitar que esta não nos queria ao seu lado, e portanto, sequer viu esse esforço. Nem sempre é amor, pode ser teimosia. Infantil insistência de voltar para algo que já acabou.


Desistir não é fraquejar, mas se pôr em primeiro lugar, abrir mão das certezas que nunca se fizeram certas. Desistir é limitar sua ansiedade quanto ao tempo para que ela não te limite ao passado. É se desapegar do seu próprio ideal de felicidade e aceitá-la como uma busca constante, e não uma coisa. Desistir é entender que amor é construído em conjunto, por isso pode ruir se algum dos lados não estiver tão empenhado quanto o outro. É impossível carregar o peso de suas vidas em uma costa só.

E, por fim, compreender que basta que saibamos um pouco sobre relacionamentos para que tenhamos consciência que não sabemos de nada. Não tem certo e errado, vilão e mocinho. Temos que ser gentis uns com os outros, aceitar até o que temos dificuldade de entender, mantermo-nos abertos a quaisquer arranjos que façam os envolvidos felizes. Temos que nos respeitar, em nosso luto e em nosso recomeço, cada qual com seu tempo para acontecer.

Cada um sabe a força que precisa para vencer-se diariamente, não cabe a ninguém julgar. Afinal, o sol nasce para todos, mas a sombra só ofusca quem se permite. Às vezes, tudo que lhe falta é coragem para desistir do que não te acrescenta.


Se você está atraindo só urucubaca para a sua vida, olhe-se no espelho!

Artigo Anterior

Tanto fiz por quem tão pouco fez que agora, tanto faz!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.