Ser muito bonzinho vai ensinar os outros a tratá-lo como merda

2min. de leitura

Somos ensinados a dar a outra face para bater. Aprendemos que ser gentil quandohostilizadosé a melhor maneira de responder aos conflitos, porque somente o amor supera o ódio. Segundo o psicólogo Clifford N. Lazarus, colaborado do site Psychology Today, este tipo de reação equivocada somente ensina as pessoas abusivas que seu comportamento é eficaz. Aqui está o porquê.



Tudo se resume a algo conhecido como “Lei do Efeito”, que se refere à maneira como as pessoas interpretam e compreendem o comportamento dos outros. Por exemplo, se alguém te trata mal e você tratá-lo bem, o mau comportamento do outro terá como efeito seu afeto. Sendo legal com pessoas ruins você está criando um sistema de recompensa para o mau comportamento.

Isso não significa que você deve se transformar em um idiota sempre que cruzar com um, porém é importante lembrar que não adianta dar uma de bonzinho. Quando alguém faz algo que chateie você, é importante aproveitar a oportunidade de falar para a pessoa o que você está sentindo. Ser gentil muitas vezes é somente uma desculpa para evitar conflitos necessários.

Você não precisa ser um idiota, porém deve enfrentar a situação sob o risco de se não o fizer, incentivar um mau comportamento.


 

_____

Fonte: Fluindo


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.