Mensagem de ReflexãoMensagens

Os sete principios huna

HUNA é um termo utilizado desde tempos remotos pelos nativos do Havaí para significar “segredo” ou “conhecimento secreto”. Expressa assim uma filosofia de vida cujo objetivo não era manter um conhecimento oculto aos demais, mas realmente compreender as interações com o lado invisível ou oculto de todas as coisas e fazer bom uso disso. Assim, um significado mais abrangente de HUNA é “conhecimento dos segredos da Vida”.



Este conhecimento antigo não ficou restrito aos povos das ilhas polinésias e assim, ao longo das últimas décadas, por meio de vários autores, veio a ultrapassar fronteiras passando a influenciar de forma significativa o pensamento geral da Humanidade. Tal influência pode ser facilmente percebida já no conteúdo dos primeiros livros de auto-ajuda editados, quando estes ainda nem recebiam esta denominação.

Evidentemente, tais conhecimentos sobre as coisas ocultas da Vida, e o seu bom uso, chegaram à Humanidade também por diversos outros caminhos, o mais conhecido deles certamente através das palavras de extrema profundidade dos Evangelhos de Jesus Cristo.

IKE – “Você cria sua própria realidade” – Toda a vida que está ao seu redor foi criada por você e pelas dependências positivas ou negativas que mantém com o próximo seja ele quem for, e onde estiver, pois toda a relação de crescimento de um ser é dependente de outro ser e ela pode boa ou não.


KALA – “Você é ilimitado” – Sim, em todos os sentidos. No entanto as exigências enérgéticas para executar algo bom e proveitoso, são maiores do
que aquelas exigidas para executar o que é nocivo ou prejudicial. Portanto, cuidado com seus Desejos e com suas Ações.

MAKIA – “Você tem aquilo no qual você se concentra.” Aonde estiver seu foco, estará seu Desejo, seu coração e sua mente. Makia trabalha diretamente com IKE, não obstante todos os princípios se unirem para serem um só.

MANAWA – “Seu momento de poder é agora.” Agora! Neste exato instante. E agora, novamente, neste mesmo instante; e de novo agora, neste outro instante. Aproveite portanto, para exercer KALA com responsabilidade.


ALOHA – “Amar é estar feliz” – Quem conseguir manter a felicidade poderá exercer IKE mais plenamente, executando MAKIA com maior facilidade. Mas para amar, tem que ser amado. É a única exigência.

MANA – “Todo o poder vem do interior” – Está tudo aqui aqui dentro. As ferramentas e o poder, basta executar a captação de mana, na energização, por exemplo. E liberar a fraternidade PO´e Aumakuas. Não somos Deuses e responsáveis por nós mesmos ?

PONO – ” A eficácia é a medida da verdade” – Quanto mais verdadeiro for o teu ser, quanto mais responsabilidades reais tiveres sobre ti e o meio em que vives, quanto melhor as tuas qualidades pessoais, índole e natureza, mais eficiente serás como guardião do Segredo e aplicante dele.


Eu quero, eu posso, eu me transformo

Artigo Anterior

Pensar numa coisa significa convocá-la

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.