Mulheres precisam de um tempo de desligamento de filhos e casa, de acordo com psicólogos

4min. de leitura

A vida de mãe não é fácil.



As mulheres passam por grande renovação pessoal quando constituem família.

Naturalmente, elas dedicam mais tempo a cuidar das crianças, da casa e de seu companheiro e, como consequência, podem tirar o foco de si mesmas por um longo período.

Essa atitude pode parecer empática e até mesmo heroica, mas a verdade é que pode cobrar um preço alto da autoestima delas, e é por isso que muitos especialistas recomendam que as mulheres reservem um tempo para si, longe de todas as lidas diárias.


Momcation

Muitas têm aderido a essa prática, que tem até um termo específico: momcation. Essa palavra em inglês nasceu da junção de mom (mãe) e vacation (férias). A momcation é muito incentivada por psicólogos norte-americanos, e reforça que as mulheres que trabalham todos os dias, por vezes, muito mais do que seus companheiros, seja em seu emprego ou em casa, precisam ter um tempo para si mesmas.

À primeira vista, parece ser algo fácil para as mães, tudo o que elas realmente precisam para voltar à sua melhor forma e se sentir bem consigo mesmas novamente, mas a verdade é que também pode ser um grande desafio, porque as coloca frente a frente consigo mesmas e as faz enfrentar grandes desafios, como se livrar da culpa de se colocar em primeiro lugar e saber lidar com os comentários negativos das pessoas que reprovam sua decisão.

Para uma mãe que sempre encarou com muita seriedade e conservadorismo seu papel dentro da família, essa libertação temporária pode parecer algo muito difícil e até mesmo errado ou irresponsável. Pode sentir que está falhando com seus companheiros e filhos, mas a verdade é que essa atitude pode ser uma das melhores coisas que ela fará por seu relacionamento.


Quando as mães tiram um tempo para se cuidar, tudo em sua vida melhora: elas se conectam verdadeiramente consigo mesmas, encontram motivação, alegria e caminhos melhores para seguir, e são preenchidas pela inspiração que apenas o verdadeiro amor-próprio pode proporcionar.

Essas mães avaliam todos os aspectos de sua vida, encontram aquilo que lhes traz felicidade verdadeira e equilibram suas rotinas com sua vida particular, e se tornam muito mais satisfeitas consigo e com a história que escolheram viver.

Quando essas mães conseguem superar toda a negatividade daqueles que não as compreendem e dos próprios autojulgamentos, encontram realidades muito melhores para si próprias e para toda a sua família.

Se sente que precisa de um tempo só seu, experimente o momcation, pode ser o que você precisa para se reconectar consigo mesma e voltar a se sentir feliz.

Você não amará menos sua família ao decidir se colocar em primeiro lugar, pelo contrário, priorizará a sua relação com ela ao cuidar de si mesma.

 

*Com informações de A Tribuna.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: Michael Simons/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.