Poder feminino: mulheres fortes e poderosas devem se unir!

8min. de leitura

Você conhece todo o seu poder feminino? Sabe como ele é capaz de proporcionar conquistas tanto pessoais quanto profissionais? Caso a resposta seja negativa, este artigo vai ajudá-la a descobrir.



Em meio a uma sociedade que ainda é marcada pelo machismo, é necessário que as mulheres se unam e façam uso de seu poder para quebrar paradigmas e realizar os seus desejos. Se há injustiças, existem também habilidades únicas que podem ser praticadas para fazer a diferença em qualquer ambiente.

Falaremos sobre isso ao longo das próximas linhas e sobre o conceito de sororidade, que é indispensável para o sucesso das mulheres por meio da união. Esperamos que você aproveite a leitura e repense algumas atitudes que são nocivas aos relacionamentos femininos, que devem ser uma fonte de apoio mútuo, e não de rivalidade. Boa leitura!

Qual é a importância do poder feminino?

O poder feminino, na antiguidade, era considerado sagrado e mágico em algumas culturas. Contudo, ele foi perdendo espaço frente à inclinação social por privilegiar os homens. Nesse sentido, é preciso retomar a valorização da mulher em todos os aspectos, a fim de eliminar a desigualdade de gêneros que ainda impera em nosso meio.


Toda mulher carrega consigo uma série de características que lhe são peculiares. Apesar de cada uma de nós ter mais aflorado determinado poder, os outros ficam à sua disposição para serem acessados quando for conveniente. Podemos destacar as seguintes competências:

  • gerar vida;
  • justiça;
  • sensibilidade;
  • sensualidade;
  • intuição;
  • sabedoria.

Grandes matriarcas ficaram conhecidas por tais habilidades. Embora sejam aptidões subjetivas, elas são essenciais — tanto para a vida em sociedade quanto individualmente.

A mulher faz a diferença em aspectos como instruir sem oprimir, aconselhar, enxergar soluções quando tudo parece estar perdido, praticar a empatia, despertar o desejo e decidir levando em conta o sexto sentido. O toque feminino transforma os lares, as equipes empresariais e a roda de amigos.


Por onde passa, a mulher deixa o seu rastro marcante. É preciso, em um primeiro momento, ter consciência do poder feminino e valorizá-lo. Isso é fundamental para a autoestima e também para o alcance dos objetivos de qualquer natureza.


O que é sororidade?

Sororidade é um conceito que diz respeito à união entre as mulheres em várias dimensões, rompendo com o paradigma de que deve existir concorrência entre elas. Colocá-lo em prática significa abrir mão da ideia de que a atenção dos homens deve ser disputada, bem como um alto cargo na empresa ou a posição de mais bonita em uma festa.

Portanto, a sororidade consiste na convivência harmoniosa, substituindo a rivalidade pelo sentimento de união. Essa característica é essencial para que a posição da mulher continue caminhando rumo ao protagonismo de nossa sociedade, ainda marcada pela herança cultural machista.

O poder feminino é a arma capaz de combater a desigualdade de gênero e colocar as mulheres em posição destaque. Se todas se unirem nesse propósito, elas serão imbatíveis.


Como colocar a sororidade em prática no dia a dia?

sucesso das mulheres e a realização dos seus desejos em nossa sociedade são impossíveis de serem alcançados de maneira individual. É crucial que exista união em todos os meios, seja no trabalho ou na família.

Para que isso aconteça, alguns pensamentos que fomos condicionados a aprender devem ser reinterpretados e, assim, adquirir novos significados em nossa mentalidade. Nesse sentido, separamos algumas dicas que favorecem a sororidade. Leia-as com atenção e procure aplicá-las em seu dia a dia.

Exclua termos pejorativos de seu vocabulário

Você já ouviu algum homem ofender outro pelo simples fato de ele ter se relacionado com várias mulheres? Então, por que oprimir uma mulher pelo número de relacionamentos que ela teve?

Termos ofensivos, pejorativos e demais xingamentos devem ser esquecidos. Isso impede o sentimento de união e faz com que a liberdade de escolha sobre o uso do corpo e os relacionamentos seja encarada como algo ruim.

Pare de criticar as roupas curtas, justas ou decotadas

O raciocínio é o mesmo da dica anterior. Se um homem usa roupas que os demais consideram inapropriadas para determinada ocasião, como em um compromisso profissional, ele é tido como desleixado. Em situações análogas protagonizadas por uma mulher, porém, os julgamentos costumam ser mais ofensivos, muitas vezes denegrindo-as moralmente!

Reflita sobre isso antes de criticar uma colega. Muitas vezes, os julgamentos são inevitáveis, mas procure analisar o teor de suas falas. Estar inadequado já traduz bem uma situação.

Evite julgar sem ter provas

Caso presencie uma mulher ser acusada de algo, procure ouvir o lado dela e receber mais informações sobre o caso antes de emitir julgamentos e culpá-la. A difamação pode ser muito danosa e injusta. Portanto, até que se prove a culpa, apoie as suas colegas.

Aproxime-se de suas colegas

Somos ensinados, desde crianças, que as mulheres devem competir entre si para obter sucesso. Há a difusão da ideia de que existem poucas posições de destaque e, por isso, é sempre necessário disputar determinado objetivo.

Esse pressuposto está equivocado. Desde que atendam às qualificações, da mesma forma que os homens, as mulheres poderão ascender.

Por isso, quando for apresentada a uma mulher, busque conhecê-la melhor antes de olhá-la com ressalvas. Que tal tentar uma aproximação e oferecer apoio? Todos sairão ganhando.

Lute para dar voz às mulheres

Aqui cabe aquele ditado: a união faz a força. É necessário garantir que todas sejam respeitadas e ouvidas. Mesmo que você não esteja de acordo, ouça e procure dar voz às suas companheiras. A ação, indiretamente, favorece todas as pessoas.

Descubra o poder feminino que você carrega e o utilize. Ao analisar os seus pontos fortes, não será difícil encontrar características que são só suas e que podem transformar qualquer relação. Esteja disposta a deixar velhas ideias para trás, visando conquistar os seus desejos e gerar destaque para todas as mulheres.

Gostou de nosso conteúdo? Tem mais alguma dica que pode fortalecer ainda mais o poder feminino no cotidiano? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Grekov / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.