A comparação com Juliette Freire (“BBB 21”) é uma constante na experiência de Eslovênia Marques no “BBB 22” (TV Globo).
Semelhanças da sister com a vencedora da edição anterior começaram a ser apontadas antes que ela pudesse entrar na casa e, segundo a própria Eslô, foram notadas até mesmo pela produção do programa.
Após a saída do affair da miss, Lucas, Natália voltou a aproximar a imagem de Eslovênia à de Juliette. “Sinto que a Eslô é muito forte e muito querida pelo público. […] E por ela ter características muito marcantes também da Juliette”, disse.
Mas por que essa comparação é tão comum, e quais características semelhantes são estas? Entenda:
Comparações pré-estreia
Antes da divulgação dos participantes do “BBB 22”, a especulação sobre a presença de alguém similar ou tão marcante quanto Juliette Freire foi no “BBB 21” já estava rondando as redes. E quando o perfil de Eslovênia e seu vídeo de apresentação foram divulgados pela emissora, as comparações foram imediatas.

Direitos autorais: Reprodução/Twitter
O jeito divertido e extrovertido da sister, além da aparência física e a origem paraibana, imediatamente cativaram os fãs da campeã de 2021. O nome peculiar só serviu para ajudar a miss a se destacar entre os pipocas divulgados.

Direitos autorais: Reprodução/Twitter
Comentários na seleção
Segundo história contada pela própria Eslô no início de março, uma pessoa da equipe do “BBB” comentou com ela antes das filmagens que ela seria comparada a Juliette Freire.
“Eu tava nas etapas da seleção e falaram ‘Tu vai ser comparada a Juliette’. Gente, ela é outra pessoa e ela foi fora do normal. Eu tinha medo que as pessoas achassem que eu fosse fora do normal. Eu não quero ser, eu quero ser eu mesma.”, disse Eslovênia.
A sister chorou por temer a comparação, e foi amparada por Vinícius e Eliezer.
Críticas de Rodrigo e Natália
Ontem não foi a primeira vez que Natália comparou Eslovênia a Juliette, mas, na primeira, não foi com tom tão positivo. Ainda em janeiro, durante conversa com Rodrigo, a mineira acusou a colega de “forçar” e “imitar” Juliette.
“A Juliette é única, tu não imita. Era uma sinceridade natural, não é uma coisa forçada. Tu vê que a pessoa tá forçando”, criticou.
Na mesma noite, o brother eliminado levantou a crítica para Laís e Maria no quarto lollipop. “Tem gente que tá louca pra copiar a Juliette. E não sou só eu que acho não”, disse.
Favoritismo de Taubaté

BBB 22: Larissa mentiu para Eslovênia ao dizer que “todo mundo a ama” fora da casa – Foto: Reprodução
A entrada de uma conterrânea e “amiga” de Eslovênia no “BBB 22” alimentou a teoria de que ela estaria visto como a “nova Juliette” fora da casa. Larissa, que entrou pela casa de vidro no programa, mentiu para os brothers e descreveu a sister como “bombadíssima”.
“Mulher, todo mundo gosta de você!”, elogiou, ainda na casa de vidro. A partir de então, Vinicius e outros brothers do quarto lollipop passaram a considerar Eslovênia como favorita, e teorizaram que ela não sairia contra qualquer um no paredão.
Mais tarde, Larissa assumiu a Laís que mentiu sobre a popularidade da paraibana. “Eslô, no Twitter, na rede social, tão lascando ela. Lascando e muito, viu, não foi pouco não”, admitiu. “Eu fiquei sem jeito de falar pra ela, entendeu? Cheguei numa casa de vidro, vou chegar na menina e dizer: ‘Você tá lascada lá fora, todo mundo te lascando lá fora’?”
Origem nordestina

Eslovênia foi muito comparada à conterrânea Juliette – Foto: Reprodução
Entre os principais motivos para a comparação entre Juliette e Eslovênia está o fato de que ambas nasceram na Paraíba; Ju em Campina Grande e Eslô em João Pessoa. O jeito animado de falar e o sotaque paraibano marcaram as comparações entre as duas.
Mas a aproximação incomodou parte do público, que criticou o ato de comparar as duas moças apenas por sua origem —como se todos os nordestinos ou paraibanos fossem iguais. O mesmo ocorreu com Gil Nogueira (pernambucano) e Vinicius (cearense).
A própria Juliette concordou com o argumento ao opinar sobre sua “semelhança” com Eslovênia em um podcast logo após a estreia. “É estereótipo, eu entendo que pelo sotaque tem uma pitadinha de colocar um rótulo”, criticou. “É pelo estereótipo, pela região. Mas com um tempinho isso já cai por terra, a personalidade fala. É a primeira semana de programa, as pessoas são únicas.”

Direitos autorais: Reprodução/Twitter