Notícias

Daniela Mercury vai processar Eduardo Bolsonaro por editar falas dela sobre Jesus

Foto: Depositphotos.com
dani e eduardo

A cantora Daniela Mercury vai processar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por distorcer uma fala sua como se ela chamasse Jesus Cristo de “muito gay” e “muito bicha”. O parlamentar publicou em seu perfil no Twitter um vídeo editado atacando a artista pela declaração, que se referia, na realidade, ao vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo.

Fake News é crime. Aos criminosos, a lei — disse Daniela Mercury, ao compartilhar a informação sobre o processo.

Daniela ingressará nesta semana com uma ação por crime contra a honra e será representada pelo criminalista José Luis Oliveira Lima. Segundo o advogado, o parlamentar será acionado por difamação. A informação foi divulgada pela coluna da jornalista Mônica Bergamo.

O vídeo compartilhado pelo deputado, que teve mais de um milhão de visualizações no TikTok, é de um show da cantora no município pernambucano de Garanhuns, em 2018. Nas imagens manipuladas, Daniela aparece dizendo que “está chato para c*, que país de merda”. Na sequência, ela diz: “Era é Jesus Cristo, sim”, emendando: “Era gay, muito gay, muito bicha, muito viado, sim”.

Eduardo Bolsonaro apagou a publicação em que escreveu: “Cuidado! Cenas fortes. Efeitos colaterais da abstinência de Lei Rouanet. A que ponto a pessoa contaminada chega. Deus, tenha misericórdia deles, eles não sabem o que falam”.

A gravação completa tem mais de cinco minutos, enquanto a versão editada tem menos de 20 segundos. Na filmagem, Daniela criticava a retirada da peça “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”, que estava prevista programação do Festival de Inverno de Guaranhuns. No espetáculo, a história de Jesus foi recriada com interpretação da artista transsexual Renata Carvalho. O caso suscitou protestos e tentativas de censura.

Ao discursar, Daniela se disse chocada com o fato de políticos censurarem espetáculos e exposições, o que classificou como “ignorância”. Ela afirmou que arte é para “incomodar, fazer pensar, refletir”. A artista se revelou lésbica em 2013.

Censurar uma peça de teatro por convicções religiosas é um absurdo. Isso não pode ser permitido, a nossa Constituição não deixa isso, a nossa Constituição não é a Bíblia — afirmou Daniela.

Durante sua fala, a cantora começa a entoar versos da música Tempo Perdido, da Legião Urbana, e diz: “Meu amigo Renato Russo (pausa)… era gay, gay, muito gay! Muito bicha! Muito viado, sim!”.

0 %