A advogada ainda reforçou que vai processar cada usuário que tenha feito algum comentário preconceituoso nas redes sociais.
A institucionalização dos corpos gordos ou que não sigam os padrões de beleza de suas épocas acabam sofrendo impactos negativos, preconceitos e violências que são classificadas como gordofobia. Mascarando a piada de “preocupação com a saúde” ou de “opinião”, muitos indivíduos acabam ferindo direitos humanos básicos quando falam abertamente contra os diferentes tipos de corpos, excluindo e segmentando ainda mais a sociedade.
A gordofobia não está estrita aos comentários feitos na mesa da família nos almoços de domingo, pessoas públicas e até mesmo a forma como a sociedade se organiza faz com que esses corpos não se sintam parte da comunidade e impedidos de acessar certos espaços. Recentemente, a cantora Jojo Todynho, 25, foi novamente vítima do comediante Nego Di, 28, que a comparou a um personagem infantil da década de 1990.
A famosa, que foi capa da revista Glamour, apareceu na edição vestida de sereia, mas o clique acabou desencadeando uma série de comentários gordofóbicos e racistas de vários internautas, principalmente depois que Nego Di fez um vídeo a comparando com o personagem Barney, do desenho “Barney e seus amigos”.
A advogada de Jojo Todynho usou as redes sociais para falar sobre o assunto, e garantiu que a equipe jurídica da cantora já estava tomando providências legais para processar todas as pessoas que estavam envolvidas ou que fizeram comentários preconceituosos. “Há dois dias, ela saiu na capa de uma revista como sereia, e desde então ela vem recebendo muitos comentários gordofóbicos e racistas, o que é extremamente lamentável. A Jojo não está sozinha. Ela tem assessoria jurídica, tem a mim como advogada, e todas as medidas estão sendo tomadas para a defesa dos seus interesses. Inclusive, o vídeo em questão [feito pelo comediante Nego Di], que vocês mandaram para nós, já foi retirado do ar pelo Instagram”, explicou Nathalia Azevedo.
No dia anterior, o marido de Jojo Todynho, Lucas Souza, fez uma série de vídeos criticando o comediante, indignado com a forma como ele fazia comentários sobre o corpo de mulheres. “Se a Jojo não te processar, eu vou te processar, porque você é um ridículo, otário, que já é cancelado e tem que continuar sendo cancelado na internet. Jamais faça isso, merece um processo, seu gordofóbico, merece ser preso. Se você faz isso na minha frente, eu meto a porrada. Nojento, porco”, disse o militar em uma das passagens.
Desde a postagem de Lucas, Nego Di, que precisou remover um de seus vídeos, passou a compartilhar uma série de conteúdos criticando o casal, fazendo menção ao personagem Barney e buscando vídeos ou outras publicações que humilhassem o marido da cantora ou que confirmassem que ele também é, de alguma forma, gordofóbico.
A famosa também decidiu se manifestar sobre o assunto, e publicou alguns stories falando sobre sua conversa com a equipe jurídica. Jojo não citou o nome do comediante, mas explicou que não poderia deixar que “fizessem chacota”, caso contrário isso voltaria a acontecer com frequência, já que as pessoas pensariam que nenhuma consequência aconteceria. Ela ainda reforçou que preferiu esperar a cabeça esfriar para comentar sobre o caso, e que os embates com Nego Di já acontecem há algum tempo.
“Quando é engraçado para você e não é para o outro, já acabou a brincadeira”, disse Jojo em um dos vídeos. A cantora afirmou que esse é um assunto sério, e que quando passou a analisar tudo mais profundamente, encontrou “muita sujeira escondida embaixo do tapete”. Ela ainda agradeceu ao marido pelos vídeos que fez, dizendo que ele era um homem honesto que tinha a sorte de chamar de marido.