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Farofa da Gkay lhe rendeu 1,5 milhão de seguidores e impactou 66 milhões de pessoas. Entenda o sucesso comercial

Farofa Gkay

A notícia de que a influenciadora Gessica Kayane gastou R$ 2.8 milhões para a realização da “Farofa da Gkay”, em Fortaleza, pode até ter assustado humildes internautas, como eu e você. Mas, do ponto de vista comercial, teve alto retorno, garantem especialistas em Marketing. A comemoração de seu aniversário já rendeu diretamente à anfitriã, desde o dia 5, quando começou o evento, mais de 1,5 milhões de seguidores, segundo o especialista em Branding Galileu Nogueira em consulta à ferramenta Social Blade. Ou seja, o investimento por seguidor ganho ficou abaixo de R$ 2, quantia bem inferior à média de outras estratégias legais.

Uma forma legal de trazer novos seguidores é investir em ferramentas de publicidade do próprio Facebook ou do Instagram, por exemplo. E o custo por ganho de seguidor pode chegar até R$ 10, para um público mais nichado, ou partir de R$ 6, para atingir um público bem amplo, como é o caso da Gkay. De qualquer forma, R$ 2 é muito abaixo da média e veio associado a uma entrega muito forte de engajamento: — explica Galileu: — A GKay já ganhou 1.559.810 novos seguidores desde o dia 5. Mas, além de alcance, ela ganhou engajamento. O algoritmo do Instagram gosta muito do que ela promove na festa. E cada story dela estava atingindo 4 milhões de pessoas, ou seja, de 15% a 20% do seu total de seguidores. Então a publicidade dela vai ficar mais cara sim, pelos dois fatores.

A diversidade de segmentos com os quais os convidados do evento conversam em suas rotinas profissionais ajuda, aliás, Gessica Kayane a furar sua bolha, ganhando público dos segmentos de Música, Fitness, Futebol, entre outros. Os presentes na festa de Gkay são, além de seus amigos íntimos, celebridades e influenciadores famosos — o que confere ao evento ares prestigiosos.

Como a Gkay se tornou um grande veículo de mídia, ela trabalha bastante conceitos como exclusividade e senso de pertencimento na festa. É preciso ser um influenciador grande, uma celebridade ou amigo íntimo dela para estar lá. O convite que parte dela reforça isso. Então as pessoas querem estar na Farofa, e estando lá querem mostrar para seus seguidores e criarem conteúdo — diz Galileu.

Custo por pessoa impactada foi muito baixo: R$ 0,04

Mesmo não sendo um dos 17 milhões de seguidores de Gkay, você deve ter visto uma foto ou ter recebido uma notícia sobre beijos, apresentações musicais ou até reconciliações que aconteceram no evento. Criada em 2017, a “Farofa” ocorreu este ano entre os dias 5 e 8 deste mês, e nesta edição impactou cerca de 66 milhões de pessoas virtualmente. A “publicidade” espontânea da festa, para Galileu Nogueira, portanto, saiu barata, com o custo por pessoa impactada em R$ 0,04. O cálculo considera, segundo Galileu Nogueira, a quantidade de seguidores dos convidados e uma taxa de 80% de sobreposição entre perfis que podem seguir as mesmas contas no Instagram.

Os custos com a festa são menores do que qualquer outro investimento que Gkay fizesse com influenciadores na tentativa de ter os mesmos resultados, porém, sem todas as ações necessárias e curadoria de conteúdo, contratos, etc — pontua Karin Muller, coordenadora de Marketing da Educação Metodista: — Numa análise mais rasa, ela organizou uma festa para seus convidados, com comida e bebida à vontade, e ponto. Mas, para os convidados é uma grande oportunidade de se mostrarem prestigiados, e pertencer a um grupo seleto pode abrir portas. Além disso, cada convidado alavanca também suas próprias redes sociais e constrói toda uma narrativa em cima de um evento divertido, descontraído e, o mais importante, exclusivo. Os ganhos profissionais e até comerciais são claros para ambas as partes.

Os ganhos incluem mídia espontânea, mais seguidores cada vez que um influenciador menciona o outro ou vira destaque em alguma cena da festa, e pode render no fim da temporada até contatos e patrocínios, por conta da exposição de suas marcas pessoais e profissionais. Consultada por Galileu Nogueira, a plataforma Social Blade mostra que, desde o início do evento, convidadas como Viih Tube e Kéfera, ambas influenciadoras digitais, ganharam 444.694 seguidores e 302.226 seguidores no Instagram, respectivamente.

Todo o frisson que a “Farofa da Gkay” gera ainda pode render mais frutos. Empresas já teriam manifestado interesse em transformar o evento e abri-lo ao público. Para Galileu Nogueira, seria o nascimento de um produto já muito popular e que conta com um desejo das pessoas em estar muito grande. Será que vem aí?