Um homem de 76 anos, preso na última sexta-feira (7) após ser filmado maltratando e matando um filhote de gato em Solonópole, no interior do Ceará, foi assassinado a tiros neste domingo (9).
Crime contra o animal e prisão
O caso gerou revolta na cidade após a divulgação de um vídeo em que o homem aparece segurando o filhote pelo rabo e arremessando-o violentamente contra o chão, resultando na morte do animal.
Testemunhas tentaram impedi-lo, alertando que sua ação era criminosa, mas ele rebateu: “Não matei gente.”
Após a repercussão, equipes da 22ª Companhia do 9º Batalhão da Polícia Militar receberam o vídeo e localizaram o suspeito.
Ele foi preso em flagrante por maus-tratos a animais e encaminhado à Delegacia Regional de Quixadá, onde ficou à disposição da Justiça.
Assassinato e investigações
Dois dias depois da prisão, o homem foi morto a tiros dentro de uma casa no bairro Conjunto Cohab. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social confirmou a morte, mas não relacionou oficialmente o homicídio ao caso de maus-tratos.
A vítima já possuía histórico de crimes contra animais. A Polícia Militar do Ceará e a Perícia Forense do Estado (Pefoce) foram acionadas, e a Delegacia Municipal de Solonópole assumiu a investigação do caso.
Não hesite em denunciar a violência contra animais. As denúncias podem ser realizadas através do número 190, em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. Também podem ser feitas diretamente ao Ministério Público, pelo site do MP ou pelas ouvidorias dos Ministérios Públicos estaduais. Ainda é possível registrar um boletim de ocorrência em qualquer delegacia de polícia, inclusive eletronicamente em alguns estados.