Bebê foi rejeitado por sua condição, e mãe deu uma resposta poderosa. Confira!
Meagan Nash, uma mãe de Atlanta, nos EUA, passou por uma experiencia desagradável há alguns anos, depois de enviar fotos de seu bebê Asher Nash, na época com 15 meses de vida, para um agência de modelos.
Em uma conversa com o Washington Post, ela explicou que ficou sabendo que uma agência estava procurando um modelo para campanha e resolveu enviar algumas imagens de Asher, que tem Síndrome de Down, para que o menino concorresse ao trabalho. No entanto, acabou descobrindo que as fotos não chegaram à empresa que faria a campanha, pois a própria agencia havia rejeitado o filho por conta de seu distúrbio genético.
Ao procurar a agência de modelos, ela ouviu que as fotos de Asher não foram enviadas porque a empresa não havia especificado que buscava uma criança com necessidades especiais. A pessoa que a atendeu se desculpou pela situação, mas o episódio fez com que a mãe pensasse na forma como a sociedade enxerga as pessoas com necessidades especiais, e se havia algo que ela poderia fazer para ajudar a mudar essa realidade.
Como um primeiro passo para ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva, ela publicou uma foto de Asher na página do Facebook Change the Face of Beauty (“Mude a face da beleza”, em tradução literal), uma organização sem fins lucrativos que defende a representação igualitária de pessoas com deficiência na publicidade.
Conforme outras páginas foram divulgando a experiência da mãe e filho, o caso se tornou viral nas redes sociais, com diversos internautas ajudando a defender a bandeira da inclusão.
Com várias pessoas falando sobre o caso, a mãe contou que um representante de marketing da marca OshKosh B’gosh entrou em contato com ela para falar sobre seu filho e marcar uma reunião.
Embora essa situação tenha feito a realidade de Meagan e Asher viralizar, a realidade é que a falta de oportunidades para o filho é algo que preocupa a mãe desde o seu nascimento. Justamente por isso, ela sempre defende a bandeira da igualdade e inclusão.
Direitos autorais: Arquivo Pessoal
Meagan quer que seu filho, e outras crianças com deficiências, apareçam com mais frequência em publicidade, para que isso se torna cada vez mais normal.
Descoberta da Síndrome de Down
Foi na 12ª semana de gravidez que Meagan e seu marido David descobriram que seu bebê nasceria com síndrome de Down. Embora sabiam que isso significava que, de alguma maneira, a sua criação seria diferente, eles nunca permitiram que a condição limitasse Asher.
A mãe deixa muito claro que o filho é capaz de fazer muitas coisas sozinha como sentar, engatinhar e andar. Na época, o menino ainda não havia aprendido a falar, mas se comunicava com a família através da linguagem de cinais.
Meagan é muito orgulhosa de todas as capacidades de seu filho, e diz que Asher é igual a todas as pessoas, com seus gostos, desgotos, forças, e fraquezas, e todos o tornam uma pessoa única.
“A síndrome de Down é apenas uma parte de quem ele é (…) Sim, ele pode precisar de um pouco mais de tempo e atenção para atingir seus marcos à medida que cresce, mas nada o impedirá!”, disse a mãe ao The Post.
Nash trabalhava como voluntária da Associação de Síndrome de Down de Atlanta e da Rede de Diagnóstico de Síndrome de Down para ajudar a apoiar outras famílias com filhos com o mesmo diagnóstico, e não desistiu tão rápido de colocar o seu filho na indústria da publicidade.
“Como todas as mães fazem, espero que ele seja escolhido!”, disse Meagan. “Temos tentado arduamente colocá-lo na indústria da modelagem. Queremos que todos vejam que bebês e crianças com ou sem deficiência podem modelar e fazer o que quiserem”.