Oncologista responsável pelo tratamento da cantora Simony disse que o tumor diminuiu muito.
A cantora Simony, que vem tratando um câncer de intestino desde agosto deste ano (2022) deu boas notícias aos fãs em suas redes sociais. Seu oncologista, o doutor Fernando Maluf, disse que a redução do tumor colorretal foi muito expressiva, algo que surpreendeu ao corpo médico responsável pelo tratamento.
O oncologista disse, durante uma entrevista realizada ao programa “Domingo Espetacular” da Rede Record, que o tumor de Simony reduziu em 58%, o que foi considerado um sucesso pela equipe médica. O doutor Fernando Maluf relatou também que em poucos dias a equipe médica observou uma redução grande do tumor na cantora, o que o deixou muito animado com o futuro do tratamento.
Simony tem relatado sua rotina de tratamento e até os efeitos colaterais que tem sentido aos seus fãs em suas redes sociais. Segundo o site Tá Saudável, a cantora disse ter tido dores devido ao tamanho do tumor, algo aproximado a cinco centímetros, mas de acordo com Simony, a dor teria passado logo ela começou a primeira sessão de quimioterapia.
A cantora também se mostrou feliz ao saber que não teve metástase, em nenhum lugar do corpo. A metástase, segundo o site do doutor Drauzio Varella, é a propagação natural do câncer, onde ele termina progredindo para atingir a novos tecidos e órgãos saudáveis.
Inchaço na virilha de Simony foi crucial para a descoberta de câncer
Simony disse em suas redes sociais que só soube que estava com câncer após notar uma íngua em sua virilha. A cantora disse que não tinha conhecimento sobre quais exames devem ser realizados a partir dos 45 anos para a detecção de câncer e que graças à observação dos gânglios inchados ela pode iniciar o tratamento rapidamente.
Em um vídeo em suas redes sociais, Simony demostrou estar esperançosa e disse que nunca entrou em uma briga para não sair ganhando a luta. A cantora se considera forte e está animada para dar continuidade ao tratamento quimioterápico.
Ao lado de Simony estava seu médico, o oncologista Fernando Maluf, que acalmou os fãs da cantora e explicou como seria o tratamento, que envolverá quimioterapia e radioterapia. O médico disse que na literatura médica, a combinação desses tratamentos ajuda a regredir o tumor de maneira satisfatória.
O tratamento que Simony realizará deve durar em torno de seis meses no hospital onde atualmente está internada, o HCor em São Paulo, onde o oncologista também atende outros pacientes.
O que é o câncer colorretal?
Segundo o médico Fernando Maluf, que atende Simony, o câncer que a cantora tem é do tipo epidermoide, um tipo de câncer que afeta o ânus do paciente bastante comum. Segundo o site do Ministério da Saúde, esse tipo de carcinoma é responsável por 85% dos casos tumores colorretais.
O câncer de intestino, assim como o anal, nem sempre trazem sintomas, mas de acordo com as informações publicadas pela organização Oncoguia, os pacientes relatam a presença de sangramento, o que às vezes pode ser confundido com a hemorroidas.
No caso da cantora Simony, ela não teve sangramentos, mas foi observado o inchaço de gânglios linfáticos. Esse tipo de inchaço pode se manifestar tanto na região do ânus, quanto na virilha. Entre outros sintomas, que foram sinalizados pelo Ministério da Saúde, também podem ocorrer casos de coceira no ânus, presença de nódulo no ânus, dor na região anal ou até mesmo alteração no diâmetro das fezes.
Fatores que aumentam o risco
Conforme o registrado pelo Ministério da Saúde, fatores prévios como infecções causadas por HPV e HIV, infecções sexualmente transmissíveis, tabagismo, fístulas anais crônicas, além de maus hábitos de higiene da região anal também podem elevar o risco desse tipo de câncer ocorrer.