Notícias

Morre paciente que comemorou aniversário em ala de covid-19 no RN

Morreu ontem o paciente que ganhou uma comemoração de aniversário em 6 de junho, em uma ala de covid-19 em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), em Mossoró, a cerca de 280 km de Natal (RN).



Em nota, o Hospital São Luiz — para onde o homem foi transferido — informou que o paciente morreu após passar 20 dias na UTI com complicações relacionadas ao novo coronavírus. Ele tinha 58 anos.

O episódio ganhou repercussão nacional depois que um vídeo de pacientes, enfermeiros e funcionários da UPA cantando parabéns foi divulgado nas redes sociais. Nas imagens, o aniversariante chega a tirar a máscara para soprar apagar as velas do bolo.

Além do próprio risco de contaminação com as gotículas com o vírus que caíssem no bolo, outro risco no local era o das velas acesas ao lado de equipamentos médicos com oxigênio, que é um comburente.


Ao final do vídeo, após uma mulher dizer que partiria o bolo para ser distribuído, outra voz feminina grita que só receberia o bolo “quem não for diabético”.

Na nota enviada ocasião, a pasta de saúde da cidade afirmou, após identificação, que “todos os funcionários foram advertidos” e que um processo administrativo havia sido aberto.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró tem clareza de que a conduta mostrada nas imagens não condiz com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à covid-19 amplamente adotados”, esclareceu a pasta.


Dois dias depois da comemoração no leito, o paciente foi transferido para o Hospital São Luiz, que também fica em Mossoró. Essa unidade recebe os pacientes mais graves da covid. A Secretaria de Saúde da cidade achegou a abrir uma investigação para apurar o caso.

Brasileiro morre afogado na Itália ao tentar salvar os filhos em lago

Artigo Anterior

Garoto de 7 anos de Taiwan morre depois de ser jogado no chão 27 vezes durante aula de judô

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.