A motorista, de 38 anos, acreditou ter encontrado uma vaga vazia no estacionamento e terminou caindo no fosso do elevador.
Uma motorista estava buscando uma vaga em um estacionamento subterrâneo, na cidade de Stuttgart, na Alemanha, quando por algum motivo, cometeu um erro que quase foi fatal.
Enquanto manobrava um smart car, ela avançou demais e caiu em um fosso de elevador, que tinha uma profundidade de 10 metros. Ela teria se confundido batendo na porta fechada do elevador. O caso aconteceu no dia 8 de outubro, às 10h30 no horário local (5h30 em Brasília), conforme o noticiado pelo UOL.
A mulher, depois que conseguiu se libertar após o impacto, ligou para o corpo de bombeiros da cidade e pediu ajuda. Quando os bombeiros chegaram ao local, o carro, que era um smart car, estava de cabeça para baixo no fosso do elevador.
Segundo o assessor de imprensa do Corpo de Bombeiros de Stuttgart, entrevistado pelo jornal The Sun, Daniel Anand, se não tivesse conseguido se libertar a tempo, ela poderia ter morrido no local. “Tivemos que bloquear a porta do elevador com madeira para não atrapalhar o resgate”, disse o bombeiro.
Para o bombeiro, o carro deve ter quebrado uma cerca que era a sinalização de onde terminava o acesso da passarela de pedestres. A mulher teria passado por cima dessa cerca e caído de uma altura de 10 metros de profundidade.
Dois bombeiros desceram em rapel para atender a mulher de 38 anos, que não teve sua identidade revelada. A motorista disse ao jornal Bild, da Alemanha, que não tinha ideia de como aconteceu o acidente, mas que “fisicamente, estava bem”. Logo após o socorro dos bombeiros, a mulher foi levada ao hospital para “tratamento adicional”, segundo Daniel Anand, bombeiro que estava na ocorrência. Felizmente, a mulher só teve alguns arranhões.
A motorista foi resgatada por dois bombeiros que desceram de rapel, amarrando a mulher em uma maca para depois subi-la até a porta do elevador, onde estavam outros socorristas esperando para realizar os primeiros atendimentos.
Após o socorro inicial, outros bombeiros foram chamados para acompanhar a o guincho retirar do smart car do fosso do elevador.
Acidentes com smart car têm aumentado
Segundo o site Vietnam Postsen, um acidente envolvendo também um smart car e um elevador foi registrado em Zhejiang, na China, em 2020. Ao entrar no elevador de carros, em um estacionamento inteligente, a engrenagem teria apresentado um problema mecânico e travado um eixo. O problema fez com que o smart car despencasse em um buraco com mais de 10 metros de profundidade. Infelizmente o motorista não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.
Em setembro deste ano (2022) um outro acidente aconteceu em Glasgow, na Escócia. De acordo com o registrado pelo The Mirror, o smart car ficou preso durante a lavagem do carro durante nove dias. Detalhe: a família estava no interior do veículo. Um rolo de lavagem teria sido o responsável pelo acidente.
Para Kenny Macfarlane, esposo da vítima que conduzia o smart car, o acidente provocou pânico em sua esposa e filha, que ficaram profundamente traumatizadas com a situação. Ele ainda disse ao The Mirror que a loja o obrigou a remover o carro. Sua esposa teria enviado mensagens a Kenny dizendo que elas estavam dentro do carro “gritando” por ajuda e que “alguém deve saber que estamos aqui”, mas não foi assim pelos 9 dias em que estiveram impedidas de deixar o veículo no lava-rápido.
“Minha esposa estava em choque, mal conseguia andar. Assim que conseguiram tirá-la do carro, o médico deu Diazepam para tentar acalmá-la”, disse Kenny Macfarlane ao The Mirror. Ainda segundo o marido da vítima, quando os engenheiros periciais foram à loja, eles disseram que não poderiam realizar a inspeção “enquanto o veículo estivesse lá”. O dono do smart car presentou queixa à Polícia quem investiga o caso.