O projeto da rede de supermercado Muffato levou 2 anos de preparação e teve investimento milionário!
Ir ao supermercado faz parte de nossas vidas, mas essa experiência não precisa ser de todo negativa.
As filas e as demoras no atendimento, que são alguns dos principais motivos que levam as pessoas a fugirem das compras mensais, podem ser resolvidas através de alguns investimentos interessantes. Recentemente, a rede de supermercados Muffato, do Paraná, colocou em prática um projeto muito bacana, que economizará o tempo dos clientes.
Segundo informações do Economia UOL, a rede recentemente inaugurou a sua primeira loja autônoma, que oferece um atendimento diferenciado. Na loja, os clientes realizam os seus pagamentos de forma automática, sem passar por atendimento humano. Esse é o primeiro mercado autônomo da América Latina.
A novidade chamou a atenção, porque se trata de uma nova tecnologia, que pode tornar o processo de pagamento das compras mais automatizado.
A rede Muffato, que ficou conhecida ficou nacionalmente ao negociar a compra das lojas do Makro em São Paulo, desembolsou um valor milionário para trazer novidades ao seu público. Ao longo dos dois anos de preparação, a empresa gastou cerca de R$ 10 milhões.
Como funciona o processo de compras no supermercado autônomo
Segundo o UOL, as compras no mercado autônomo funcionam através de um aplicativo da própria empresa.
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Assim que o cliente entra na loja, ativa um QR code no aplicativo da rede e em seguida passa pela porta eletrônica. Quando o cliente estiver acompanhado, todas as movimentações do grupo serão registrados no aplicativo de quem libertou a entrada.
Conforme o cliente se movimenta pela loja de 250 m², 3,9 mil sensores captarão o movimento de deslocamento e cruzarão com a localização dos produtos nas prateleiras e o que é retirado delas. Se o cliente desistir de uma compra, é necessário que devolva o produto na prateleira com o sensor, para que seja contabilizado na maneira correta.
O próprio aplicativo da Rede Muffato faz o cálculo dos produtos e debita a compra no cartão cadastrado. Nesse momento inicial, é possível pagar as compras através de cartão de crédito. No entanto, a empresa informou que em breve o Pix também será adotado.
Em uma conversa com o jornal O Estado de S.Paulo, José Maria Duarte, gerente de operações da Sensei, explicou que o sistema basicamente funciona através de três etapas. A primeira delas é o monitoramento de cada produto e das pessoas que estão na loja.
Duarte explicou que o rastreio é feito apenas pela posição do cliente, e que por isso não há reconhecimento facial. As prateleiras inteligentes são capazes de saber qual item foi retirado através do peso. O sistema inovador é treinado para reconhecer todos os itens à venda.
As etiquetas de preços também são diferenciadas no supermercado autônomo, em um formato digital. Os preços são exibidos em telas que usam tecnologia parecida com a do leitor digital Kindle. Nessa plataforma, é possível alterar o valor de um produto em segundos, o que facilita o processo quando acontecerem promoções.
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A Revist Oeste conversou com a equipe Muffato e questionou o que aconteceria caso a bateria do celular do cliente acabar durante as compras.
A rede disse que não há problemas, porque uma vez que o cliente está dentro da loja, o sistema segue direcionando os produtos adquiridos para o cadastro. Assim, quando o cliente conseguir acesso ao celular novamente, a lista estará lá e será debitada do cartão cadastrado.
Apesar de o atendimento não precisar de humanos, a rede Muffato informou que sete funcionários na loja, que farão o atendimento ao cliente e a gestão de estoque.
A loja autônoma começou a funcionar no último dia 4 de novembro, e teve como inspiração a Amazon, que inaugurou seu primeiro supermercado sem caixas registradoras em 2020, possibilitando os clientes realizarem o pagamento de forma autônoma.