O casal contou com o apoio do padre para abençoar a sua família. Confira!
Jhonatan Wiliantan da Silva e Daniel Rocha Braz, um casal gay de Rio Claro (SP) viralizou nas redes sociais após um momento muito especial em suas vidas. Após adotarem 5 irmãos abandonados para não separá-los, realizaram uma cerimônia de batismo realizada por um padre da Igreja Católica.
O momento aconteceu no último dia 21 de agosto. Em uma entrevista ao Só Notícia Boa, o casal revelou que pensava no batismo e queria proporcionar algo realmente poderoso para os filhos. Por isso, escolheram a paróquia de Nossa Senhora do Caravaggio, que fez parte da infância de Jhonatan.
Ao entrarem em contato com a comunidade da Igreja, eles relataram que foram muito bem recebidos. A emocionante cerimônia foi celebrada pelo padre Jocelir, da paróquia escolhida pelo casal.
Jhonatan, que é muito religioso, relatou que o padre ressaltou o amor de Deus em suas palavras. “Meu filho, Deus é amor, ele te ama! Se o que você fez por essas crianças não for amor, eu sinceramente não sei o que mais é. E claro dou a bençãos para os seus filhos sim!”, disse o padre em seu discurso, segundo o pai.
O momento levou a família às lágrimas, e os registros são muito lindos.
Direitos Autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal
Direitos Autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal
Direitos Autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal
Direitos Autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal
Direitos Autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal
Formação da família
Em uma conversa com o Yahoo, Jhonatan e Daniel contaram que conheceram em 2014, e desde então estão juntos.
As 5 crianças que adotaram são primos biológicos de Jhonatan. Os pais das crianças perderam a guarda, e depois disso todas foram parar em um abrigo. O casal sabia que não poderi deixa-las desamparadas, então o logo manifestou o seu interesse pela adoção na Justiça.
Jhonatan relatou que teve medo de não receber a guarda porque na época tinha 25 anos, era solteiro e também gay. No entanto, não desistiu e se manteve firme pelos primos. Provando que tinha condição psicológicas e financeiras, o processo deu certo.
Direitos Autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal
Direitos Autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal
A guarda provisória de quatro dos cinco irmãos saiu após o começo da pandemia, e logo ele e Daniel receberam Douglas, de 11 anos, Wendel, 7, Harry, 5, Iara, 4, e João Miguel, de 2 anos no apartamento em que vivem.
Segundo Jhonatan, a adaptação de Daniel foi mais longa, com a convivência e o passar do tempo, ele conseguiu lidar melhor com a mudança de vida.
Quatro meses após a chegada dos primeiros quatro irmãos, João Miguel, que tinha dois meses, também entrou na vida da família. Com esse irmão, Daniel construiu uma conexão muito especial.
Direitos Autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal
Jhonatan revelou algumas inseguranças no começo da construção da família. Ele se preocupava em como iria cuidar dos cinco, e comprar roupa, comida, fralda, e também não tinha experiência com o cuidado de crianças, mas contou com o apoio da vizinha, que é mãe.
Direitos Autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal
Jhonatan já tinha o sentimento, mas a vivência foi diferente. “Sabíamos que a dificuldade maior não seria alimentar, mas educar. Desintoxicar eles de hábitos antigos, costumes.”
Na dinâmica da nova família, o casal fez questão de dar uma atenção especial ao irmão mais velho, Douglas. Jhonatan compartilhou que demorou um tempo até o pré-adolescente compreender que estava voltando a ser filho, e que era criança, não adulto, portanto não precisava mais proteger os irmãos.
Ele também complementou que as crianças os receberam muito bem em suas vidas, e que inclusive dizem que têm dois pais.
Direitos autorais: Reprodução/Arquivo Pessoal
Mais de dois anos convivendo em família, eles foram aprenderam um com o outro e organizando a vida da melhor maneira possível. Uma das lições essenciais para o casal foi a necessidade de manter uma rotina com horário para tudo, de modo que não se percam.
A família leva uma vida simples, mas com muito amor, respeito e cumplicidade.