A Diocese de Franca, em São Paulo, anunciou na última quinta-feira (5) que um padre foi liberado de suas funções eclesiásticas e do voto de celibato após ele revelar que se tornará pai.

A instituição esclareceu que o próprio padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio solicitou a dispensa.

“A causa foi o envolvimento com uma pessoa, que resultou numa gravidez. A Igreja orienta que o sacerdote assuma a sua obrigação de paternidade”, declarou a Diocese em comunicado.

Detalhes da dispensa

No início de setembro, a Cúria Diocesana de Franca divulgou uma nota onde informava que o bispo Dom Paulo Roberto Beloto havia aceitado o pedido de dispensa do padre Ferdinando das obrigações sacerdotais e de celibato, sem especificar os motivos naquele momento.

“Mediante isso, acima de quaisquer especulações, unamo-nos em oração por este nosso irmão, a fim de que ele seja feliz nesta nova etapa de sua vida”, foi postado pela Diocese em seu perfil oficial no Instagram.

Direitos autorais: Reprodução/ YouTube

Após ser dispensado, o padre Ferdinando abdicou de todas as responsabilidades na Paróquia Santa Luzia em Franca.

Ele agora deve solicitar ao Vaticano a confirmação dessa dispensa. Segundo o Direito Canônico, que regula as normas na Igreja Católica, os padres são proibidos de engajar-se em relacionamentos amorosos ou casar-se.

“Ele deixou de exercer o ministério sacerdotal e as suas funções pastorais. Está suspenso de Ordens, até que obtenha o rescrito [nome dado a um ato administrativo baixado por escrito pelo Papa] proveniente da Santa Sé.”

Perfil do Padre Ferdinando

Nascido em São José da Bela Vista (SP), Ferdinando foi ordenado sacerdote há oito anos. Atuava como um dos líderes espirituais na Paróquia Santa Luzia, situada no bairro São Joaquim, desde janeiro de 2023.

Anteriormente, serviu nas paróquias São Pedro, no bairro Vila Europa, e Santa Gianna, ambas localizadas em Franca. Além disso, ocupou o cargo de reitor do Seminário Propedêutico.

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *