No pedido, Lily alertava que Eugenia possui mais de 2 milhões de seguidores, e que como influenciadora, deveria falar sobre distúrbios alimentares, mas se recusa.

A artista e defensora da saúde mental Lily Rose Mills recentemente criou uma petição online, recebendo apoio de youtubers famosos no exterior, como Jaclyn Glenn e Pastel Belle, para restringir a idade ou mesmo remover completamente o canal e os perfis da influenciadora digital Eugenia Cooney.

De acordo com a descrição do abaixo assinado, Eugenia Cooney, de 26 anos, “está incrivelmente abaixo do peso e visivelmente sofrendo de um distúrbio alimentar”, mas que sua relutância em abordar o tema acaba fazendo com que ela se transforme em uma influenciadora que endossa a anorexia.

É por esse motivo que pedimos ao YouTube, Twitch, Twitter e Instagram para intervir e ter um papel ativo na remoção temporária de Eugenia dessas plataformas enquanto ela recebe a ajuda de que precisa tão desesperadamente. Muitas pessoas temem que Eugenia morra antes de poder receber tratamento. Ao remover Eugenia dessas plataformas, ela não será mais bombardeada com comentários sobre seu baixo peso, que só parecem encorajar seu transtorno alimentar”, dizia um trecho da petição que teve mais de 53 mil assinaturas.

Quem é Eugenia Cooney?

Direitos Autorais: Reprodução/Instagram

A influenciadora começou com um pequeno canal no YouTube, em 2011, fazendo vlogs de suas rotinas diárias, tutoriais de maquiagem e até como montar cosplays de personagens. Desde então, suas produções têm atingido cada vez mais pessoas, e atualmente ultrapassou a marca de 2 milhões de seguidores que ela se comunica enquanto faz streaming de jogos várias vezes na semana através do Twitch.

Assim que se tornou mais proeminente, as críticas a respeito de sua aparência aumentaram, e muitas pessoas começaram a comentar que seus vídeos estão promovendo os distúrbios alimentares, ainda que ela nunca tenha mencionado o assunto. Depois de muita especulação online, em 2019, a influenciadora comentou sobre receber um tratamento para transtorno alimentar, mas ela nunca mencionou nada sobre aparência ou alimentação em suas lives e vídeos.

Em um de seus vídeos, Cooney fala para seus mais de 2 milhões de seguidores sobre possíveis ideias de presentes de Natal, mas a maioria do público não estava interessada em seu conteúdo, e sim estava implorando para que ela buscasse ajuda médica. Essa não é a primeira – e muitos acreditam que nem a última – vez que uma petição online é criada para restringir a idade ou até mesmo removê-la das redes sociais, mas nenhuma teve bons resultados.

Debates que a petição cria

Direitos Autorais: Reprodução/Instagram

Por mais sensível que uma pessoa seja, esse caso, de acordo com o jornal Insider, acabou abrindo o tema para uma relevante questão: as plataformas devem intervir caso acreditem que a aparência de um criador de conteúdo influencie o público jovem ou essa é só mais uma forma de ser discriminatório?

Mesmo as mensagens mais bem intencionadas – positivas ou negativas – podem ter efeitos adversos em alguém com um problema de saúde mental, como um distúrbio alimentar, de acordo com Italiano. As mensagens de apoio podem reforçar a ideia de que nada está errado, enquanto as críticas podem atuar como uma confirmação das piores ideias de alguém sobre si mesmo.

Isso significa que grande parte dos influenciadores que recebem críticas por conta da aparência, podem muito bem reverter isso em relação à autoestima. Ou seja, caso a pessoa tenha realmente um problema, qual a vantagem de apontar isso de maneira pública, pensando na saúde mental dela?

Quando questionados, os criadores da petição garantem que não querem cancelar a jovem, apenas tirá-la temporariamente para que ela se concentre em receber tratamento. “Obviamente ninguém pode forçá-la, mas acho que é a melhor opção”, disse Lily.


*Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0
Agatha Rodriguez
Jornalista e redatora no site O Segredo. Procura escrever sobre temas impactantes e presentes no cotidiano de todos, incentivando as pessoas a se tornarem melhores a cada dia.

    Os comentários estão fechados.