O presidente da Federação Mexicana de Caça, Mario Alberto Canales Najjar, morreu nesta sexta-feira, último dia 07, depois de atirar em um búfalo, em Entre Ríos, na Argentina.
O homem de 64 anos foi atacado por um animal que pesava mais de uma tonelada
Canales Najjar estava armado com um fuzil calibre .408 e conseguiu chegar a 30 metros do bicho, quando mirou para atirar.
Apesar disso, o tiro não conseguiu derrubar o búfalo, que, enfurecido, se atirou sobre o caçador. Ele foi acertado pelos chifres, conforme noticiado pelo jornal argentino UNO.
O caçador estava em uma viagem de caça com três amigos em Punta Caballos, cerca de 200 quilômetros ao norte de Buenos Aires, quando o incidente ocorreu.
O guia turístico que acompanhava o grupo conseguiu arrastar Canales Najjar para longe do animal depois de atirar nele cinco vezes, segundo relatos.
Como a área em que a caça acontecia não tem sinal de celular e é inacessível por estrada para ambulâncias, Canales Najjar foi levado ao hospital em um veículo particular em estado de choque. Ao chegar na unidade, já estava morto.
A autópsia revelou que ele havia sofrido fraturas de costela e esterno, osso próximo ao tórax. Além disso, também haviam hematomas retroperitoneais.
Investigação iniciada
O Ministério Público de Entre Ríos abriu uma investigação sobre o caso para analisar as autorizações da empresa de Punta Caballos que organizou a viagem, especificamente para verificar se a companhia tinha a documentação necessária para caçar búfalos.
Os três companheiros de Canales Najjar também serão interrogados para determinar quem contratou os serviços de caça esportiva. As excursões custam US$ 500 por dia.
Canales Najjar era um advogado com prática na Cidade do México, que também atuou como vice-presidente da organização United for Sustainable Management of Our Biodiversity (Unidos pela Gestão Sustentável da Nossa Biodiversidade).
Além de seu papel na Federação Mexicana de Caça, ele foi presidente do conselho de administração do Clube Safari do México e membro do Conselho Nacional de Vida Selvagem.