Os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas de São Paulo se uniram para denunciar a qualidade da comida servida no restaurante da RedeTV!.

Os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas de São Paulo se uniram para denunciar a qualidade da comida servida no restaurante da RedeTV!.

Funcionários relataram que passaram mal após comer no local e que já encontraram insetos como baratas e larvas na refeição. Na última segunda (12), a associação entregou uma proposta para a emissora com o intuito de resolver a situação. Em nota, a empresa nega as acusações.

O Sindicato relata ainda que a rede de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho é a única das cinco grandes emissoras que não disponibiliza vale alimentação para os contratados.

As reclamações sobre o restaurante da RedeTV! não são novidade. Fontes relatam que a comida já não é boa há pelo menos cinco anos. Mas a situação se agravou nos últimos meses.

Os representantes do sindicato na TV passaram a receber inúmeras queixas de que a comida servida era salgada e ficava com o gosto impregnado na boca durante horas.

Outros também comentaram que passaram mal após precisarem comer no famoso bandejão, usado principalmente por aqueles que ganham salários mais baixos e não podem trazer a comida de casa ou comer em uma lanchonete particular que fica nas dependências do CDT (Centro de Televisão Digital) de Osasco, onde fica a sede da RedeTV!.

“São poucos os trabalhadores que não têm ou não tiveram pelo menos uma ocorrência de dor de estômago, barriga, diarreia ou intoxicação alimentar, como informam diversos relatos de colegas que foram contatados pelas entidades sindicais. O gosto da comida fica na boca durante horas. Impregna os dentes de tal maneira que mesmo depois de escová-los continua revesti-los”, diz o documento.

Como é o restaurante da RedeTV!

O restaurante da RedeTV! é terceirizado, de responsabilidade da Sapore. No site da empresa, constam os nomes de outras TVs na lista de clientes, como SBT e Globo.

Apesar da expertise da fornecedora de alimentos, o sindicato afirma que diversos funcionários e ex-funcionários relataram ter encontrado objetos estranhos na comida, entre eles cacos de vidro e pedras, além de lesmas em saladas.

“Uma pesquisa entre empregados e ex-empregados da emissora encontrou uma diversidade de depoimentos e testemunhos ricos em detalhes das doenças provocadas pela comida ou dos objetos e até mesmo bichos encontrados nos alimentos. Os entrevistados para esse relatório afirmam ter encontrado lagartas, besouros e lesmas na salada, cabelo, pedra no arroz e no feijão, além de caco de vidro”, mostra trecho da nota do sindicato à RedeTV!.

Recentemente, entre os meses de outubro e novembro de 2022, um radialista da RedeTV! comeu parte de uma barata que estava em uma sopa, relataram os líderes dos sindicatos.

“Por mais chocante e nojento que pareça, não foi a primeira vez. Uma funcionária disse que já aconteceu antes, algumas vezes. E um ex-jornalista da TV contou que na época dele, mais de uma década atrás, houve outro caso de barata na comida.”

Sindicato tentou negociação pacífica

Comidas e larvas em alimentos poderiam levar o restaurante popular da RedeTV! a ser fechado pela Vigilância Sanitária de São Paulo. Não houve denúncias formais para o órgão governamental até então.

Antes, para tentar resolver a situação, os sindicatos pediram uma reunião com os diretores da RedeTV!, realizada em 10 de novembro.

Na última segunda (12), as duas organizações apresentaram uma proposta para tentar melhorar o restaurante.

Sugeriram que a TV ofereça mais um local para alimentação de funcionários e abra concorrência entre duas empresas.

Orientaram ainda que a RedeTV! ofereça R$ 29 por dia de tíquete alimentação para funcionários que trabalham com carteira assinada e para quem tem contrato PJ (Pessoa Jurídica).

Por fim, os sindicatos pediram que a TV disponibilize pratos de comida ao custo de R$ 10 para trabalhadores que ganham menos. Isso já acontece em outras emissoras, como Band, Record, SBT e Globo. Foi baseado na experiência das concorrentes que o documento foi elaborado.

Outro lado

Procurada pelo Notícias da TV, a RedeTV! negou as acusações do sindicato. “As informações causam espanto, pois não procedem. A RedeTV! fornece refeições de qualidade através de restaurante terceirizado, que apresenta um cardápio variado e balanceado. Regularmente todos os colaboradores, elenco e convidados se utilizam do restaurante, que é sempre supervisionado pelo departamento de RH. Além disso, em suas amplas instalações, a empresa ainda dispõe de uma lanchonete e frequentemente há food trucks variados”, diz em nota.

A Sapore, responsável pelo restaurante da RedeTV!, se disse surpresa com as denúncias do sindicato, mas admite “casos pontuais”. A empresa irá realizar uma nova pesquisa interna para saber se os clientes estão satisfeitos com os serviços.

Leia a nota da Sapore na íntegra:

“Em relação à citação que menciona a Sapore em uma ação do Sindicato dos Jornalistas e Radialistas de SP contra a Rede TV!, a companhia informa que segue normas rígidas em todas as suas operações, adotando as melhores práticas e processos eficientes, oferecendo aos seus clientes refeições saborosas, de qualidade e com total segurança alimentar.

A Sapore conta, inclusive, com uma área institucional de processos de qualidade, que acompanha e monitora toda a produção das refeições, formada por uma equipe treinada e capacitada, com supervisão de nutricionistas, gerentes e demais profissionais.

Todos os alimentos utilizados são adquiridos com fornecedores certificados, além de também serem utilizadas tecnologias que permitem a rastreabilidade dos alimentos, bem como a coleta de amostras de todos os alimentos servidos em seus mais de mil restaurantes.

Todos os restaurantes Sapore possuem profissionais capacitados e treinados, como nutricionistas para acompanhar a preparação das refeições, garantindo o cumprimento dos cardápios e os procedimentos de qualidade.

A Sapore possui um restaurante corporativo dentro da Rede TV! há mais de 10 anos e se surpreende com essas denúncias, pois ao longo desse período não recebeu reclamação formal por parte de clientes e consumidores da própria empresa relacionada à qualidade e sabor das refeições.

Houveram ocorrências pontuais, mas que foram identificadas rapidamente e prontamente sanadas.

Diante do exposto, a empresa se compromete a realizar uma nova pesquisa de satisfação com clientes e consumidores buscando sanar possíveis descontentamentos apontados na matéria.

A Sapore está aberta ao diálogo e à disposição para quaisquer outros esclarecimentos, bem como reafirma seu compromisso em fornecer uma excelente alimentação nos seus mais de mil estabelecimentos espalhados pelo país e exterior. São 30 anos de atuação no mercado, sendo uma referência no segmento que atua e sempre priorizando a qualidade de seus serviços”

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0
O Amor - Redação
O Amor faz parte do reconhecido projeto O Segredo, que há mais de cinco anos participa da transformação de milhões de vidas através de conteúdos positivos e motivadores. Mantendo a qualidade geração de conteúdo e parcerias, o novo projeto se dedica a explorar o universo complexo e maravilhoso do amor.

Os comentários estão fechados.