Ele estava internado desde o dia 13, quando prancha de mesa de madeira o atingiu.

Um homem de 43 anos morreu na última terça-feira (17), em Campo Grande, depois de uma prancha de madeira de 250kg atingir seu pé enquanto trabalhava. Ele estava internado desde o dia 13.

Roberto Carlos Vilhalva Medina sofreu uma parada cardiorrespiratória em decorrência do acidente de trabalho. Caso ocorreu no Jardim Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na capital de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o boletim de ocorrência, feito pela irmã da vítima, o homem estava trabalhando em uma empresa de fabricação de móveis de madeira quando tudo aconteceu. Roberto Carlos segurava os móveis no momento em que foram realizar a entrega de dois bancos e uma mesa de madeira, em torno de 16h na sexta-feira.

Contudo, foi quando a carreta que transportava os objetos passou em uma região com buracos, que a prancha da mesa de madeira desceu, prensando seu pé. Rapidamente o socorro foi acionado e o homem levado até a Santa Casa às 16h38.

Após o episódio, a vítima apresentou dificuldades para apoiar o pé. Já na terça-feira (17), seu quadro clínico teve uma piora. Anteriormente, Roberto havia passado por uma bateria de exames. Todavia, foi neste fatídico dia que ele sofreu agitações, delírios, teve vômitos e fortes crises convulsivas, precisando ser contido pelos enfermeiros do local.

Com as convulsões, vieram também a desorientação e uma sequência de paradas cardíacas. Inicialmente foram feitas tentativas de reanimação, inclusive com um processo que teria durado aproximadamente 14 minutos.

Em seguida, Roberto Carlos (43) foi internado às pressas no Centro de Terapia Intensivo (CTI), onde teria sido solicitado um pedido de cirurgia geral de urgência. Porém, logo mais à noite, ele teve novas paradas cardiorrespiratórias.

A equipe médica chegou a efetuar tentativas a fim de salvar o trabalhador, conseguindo estabilizá-lo por alguns minutos depois de cinco ciclos de reanimação. Entretanto, Roberto não resistiu e veio a óbito por volta de 00h20. Caso emblemático foi registrado como morte a esclarecer na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), localizada no Centro da cidade.

Mortes por acidente de trabalho crescem em MS

Dados trazidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) apontam que só em 2021, Mato Grosso do Sul contabilizou 10.222 acidentes de trabalho, uma média de 28 registros ao dia. Até então, não há informações disponíveis referentes aos primeiros seis meses de 2022.

Vale ressaltar que em um comparativo feito, foi registrado um aumento de 37% em 2021 em relação aos óbitos ocasionados por acidentes de trabalho de 2020, ano marcado pelo cenário da pandemia.

Tipos de acidentes

Dentre os acidentes mais comuns estão os de formato típico, aqueles onde todas as ocorrências acontecem no horário e local de trabalho. Por outro lado, existem os atípicos, aqueles que englobam ocorrências relacionadas ao esforço repetitivo ou atividade, além de agressões, contaminações ou até mesmo sabotagem. Há ainda, os de trajeto, classificados como acidentes ocorridos quando o trabalhador está fora do serviço ou então se deslocando para o mesmo.

Um ponto importante a ser destacado é a criação da campanha Abril Verde no ano passado, intitulada “Gestão de Riscos Ocupacionais: identificar perigos, avaliar riscos, prevenir acidentes e doenças no trabalho”. A iniciativa teve o objetivo de conscientizar tanto gestores como colaboradores, para estratégias que podem ser adotadas com o intuito de prevenir possíveis riscos e acidentes no local de trabalho.

28 de abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Em 28 de abril comemora-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho conforme instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003. A data é em memória às inúmeras vítimas que tiveram suas vidas ceifadas devido às doenças e acidentes relacionados ao trabalho. No dia 28 de abril de 1969, 78 trabalhadores de Virginia (EUA) morreram após explosão em uma mina.

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0
Mayara Gabrielle
Redatora dos sites O Segredo e O Amor. Escreve sobre reflexão, inspiração e boas notícias, incentivando a todos a se tornaram uma melhor versão de si mesmos.

    Os comentários estão fechados.