Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, derramai sobre nós Vossas bênçãos e nos protegei de todo mal!

6min. de leitura

Assim como fez com o Menino Jesus, Nossa Senhora acolhe em seu colo todos aqueles que recorrem ao auxílio e proteção contra todo mal.



Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e mãe de misericórdia. Assim como na imagem icônica em que aparece com seu filho, Jesus Cristo, no colo, Ela acolhe todos aqueles que acreditam na força do seu amor e proteção. Amor, por sinal, é a palavra que melhor define a Virgem Maria que, sob esse título, é extremamente querida no mundo todo e em especial Mato Grosso do Sul, estado do qual é padroeira.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro cobre com seu manto sagrado todos aqueles que procuram auxílio nos momentos de triste ou direcionamento sobre o melhor caminho a seguir para alcançar a felicidade.

Para contar sua emocionante história de devoção, é necessário retornar ao ano de 1496. Naquela época, a pintura de Nossa Senhora segurando o menino Jesus encontrava-se em uma igreja da Ilha de Creta, na Grécia. Foi quando um negociante, encantado com a beleza da pintura, mas também tomado pela ganância, roubou-a e levou para Roma (Itália), onde pretendia vendê-la.


Durante o trajeto pelo rio, no entanto, toda a tripulação foi abatida por uma tempestade e poucos sobreviveram, o que se credita à intercessão de Nossa Senhora. 

Em Roma, no entanto, o negociante adoeceu e antes de falecer procurou um amigo a quem revelou o segredo do quadro e pediu-lhe para devolver a uma igreja. O amigo, no entanto e por causa da sua esposa, não quis se desfazer do quadro e acabou morrendo sem cumprir a última vontade do negociante.

Depois da tragédia, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro apareceu a uma menina de 6 anos, filha da família, e pediu-lhe para dizer à sua mãe e à sua avó que o quadro deveria ser colocado na igreja de São Mateus, entre as basílicas de Santa Maria Maior e São João de Latrão.

A mãe a obedeceu e o quadro foi colocado nessa igreja no dia 27 de março de 1499, onde foi venerado durante 300 anos. Nesse momento, a devoção começou a se difundir por toda Roma.


Em 1798, no entanto, o convento e a igreja onde estava a imagem foram destruídos pela guerra. O local estava sob os cuidados dos agostinianos irlandeses, que então ocultaram o quadro por anos. Em 1819, transferiram-no para a igreja de Santa Maria in Postérula, mais precisamente para uma capela do convento, onde ele permaneceu quase desconhecido, a não ser para o irmão Agostinho Orsetti, um dos jovens frades provenientes de São Mateus.

O irmão Agostinho, infelizmente, morreu em 1853, aos 86 anos, sem ver a Virgem do Perpétuo Socorro exposta à veneração pública.

Foi só em 1866 que os redentoristas obtiveram do papa Pio IX o quadro da imagem milagrosa.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi colocada na igreja de Santo Afonso, em Roma, retomando o posto de uma das maiores demonstrações de fé que já existiram. Na imagem, Nossa Senhora aparece com semblante melancólico, segurando em seu braço esquerdo o Menino Jesus, ao qual o arcanjo Gabriel apresenta quatro cravos e uma cruz.

Ser devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é como estar protegido contra qualquer mal, através do amor e do afeto de mãe. Recorra ao seu auxílio através da sagrada oração a seguir.

Oração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento. Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus. Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo. Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso perpétuo socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.