Oração a Nossa Senhora do Carmo: “Cubra-me com o manto de Vossa maternal proteção!”

6min. de leitura

Desde que apareceu ao profeta Simão e abençoou a Ordem Carmelita, Nossa Senhora do Carmo se tornou uma das divindades mais veneradas no mundo.



Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Ordem Carmelita, guie-me pelos caminhos da fé, do amor e da compaixão que Jesus Cristo, nosso Salvador, nos ensinou. Do alto de Seu santíssimo poder, dê-me forças para enfrentar todos os inimigos que surgirem em meu caminho. Não deixe que eu me influencie pelas tentações que ameaçam a minha vida e minha fé.

Protege-me com o Seu manto de amor contra todas as forças do inimigo, não deixe que a maldade tome conta de meu coração nem interfira nas minhas atitudes. Eu farei de Seu Escapulário sagrado, minha mãe, a principal arma contra tudo aquilo que quiser me afastar da Sua proteção. Eu creio na Sua intercessão, Nossa Senhora do Carmo, hoje e sempre!

Origem da devoção

A devoção a Nossa Senhora do Carmo tem origem no século XII, no Monte Carmelo, na Palestina, onde viviam os eremitas. Ali eles levavam uma vida pobre e muito simples, sempre entregues a orações e penitência. Eles veneravam o profeta Elias e, no alto do monte, ergueram uma pequena capela dedicada à Senhora do Carmo, ou Nossa Senhora do Carmelo. A palavra “carmelo” originou-se do hebraico “carmo” e significa “vinha”, enquanto a expressão “el” significa “Senhor”, ou seja, “Vinha do Senhor”.


No entanto, o grupo de eremitas do Monte Carmelo se viu obrigado a migrar para a Europa, quando os cristãos passaram a ser perseguidos na Terra Santa. Na Europa, eles se estabeleceram na Inglaterra, onde vivia Simão, outro eremita que se uniu a eles para dar continuidade à vida dedicada à fé.

Assim como o profeta Elias, Simão era um homem muito dedicado à devoção e até então levava uma vida solitária no meio da floresta. Ao passar a viver entre os carmelitas, Simão viu de perto a situação crítica em que eles viviam e se compadeceu de todo aquele sofrimento.

Ele então pediu a Nossa Senhora do Carmo que os auxiliassem naquele momento tão delicado. Enquanto recitava a oração, criada por ele em homenagem a Nossa Senhora, ele sentiu a presença da Santíssima Virgem sobre ele. E recitou:


Flor do Carmelo, vide florida, esplendor do Céu, virgem Mãe incomparável, doce Mãe, mas sempre virgem, sede propícia aos carmelitas, ó Estrela do mar!

Foi então que, ao terminar a oração e elevar os olhos ao céu, ele viu Maria Santíssima rodeada de anjos. Ela lhe entregou um escapulário e lhe disse: “Recebe, diletíssimo filho, este escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno.”

A partir daquela aparição, a Ordem do Carmelo começou a se expandir por toda a Europa e em muitas outras partes do mundo, e continua pulsante até os dias atuais. Desde então, a sua devoção passou a ser centrada em seu escapulário, um objeto sacramental, que nos permite chegar mais próximos das graças de Deus.

Recorre a Nossa Senhora do Carmo é uma forma de encontrar auxílio para seguir de cabeça erguida diante das muitas provações e inimigos com que nos deparamos ao longo da vida. Que ela esteja ao nosso lado em todas as horas.

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Ó bendita e imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo, Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de Vossa maternal proteção, fortificai minha fraqueza com vosso poder e iluminai as trevas do meu espírito com a Vossa sabedoria. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade, ornai minha alma com as graças e as virtudes que a tornem agradável ao vosso Divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com a Vossa amável presença e apresentai-me a Santíssima Trindade como Vosso Filho e servo dedicado, e lá no Céu eu quero louvar-Vos e bendizer-Vos por toda a eternidade. Amém!

Você já conhecia a devoção a Nossa Senhora do Carmo? Diga nos comentários.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.