Um pai é quem dá as primeiras lições de respeito, honestidade e dignidade para um filho

4min. de leitura

O carinho, a presença e a atenção são algumas das lições mais valiosas que um pai pode dar a seu filho ao longo da vida.



As responsabilidades que um pai deve ter com um filho vão muito além de cuidar dele nas horas vagas, dar-lhe um presente a cada aniversário ou levá-los aos jogos de futebol aos finais de semana. O maior compromisso de um pai com o seu filho não se pode comprar, muito menos ver, mas sim sentir.

Um pai é a primeira referência masculina que uma criança terá e, justamente por isso, cabe a ele ser um exemplo perfeito de homem, mas também de ser humano.

Qualquer homem pode ser pai, mas nem todos sabem como ajudar a moldar a personalidade dos seus filhos para que eles sempre optem por trilhar caminhos certos na vida. Nem todos estão prontos para assumir a responsabilidade por seus filhos, para amá-los incondicionalmente e dedicar suas vidas ao desenvolvimento físico, intelectual e espiritual deles.


Um pai é quem deve dar as primeiras lições de respeito, honestidade e dignidade para o seu filho ou filhos. Nada é mais importante do que esses aprendizados, pois eles são levados para o resto da vida por quem os recebe.

Um pai precisa ser exemplo de conduta, de caráter e sinceridade para que os seus filhos se orgulhem dele e queiram imitá-lo. Só dessa forma construímos uma sociedade mais justa, tolerante e respeitosa.

Ninguém pode ser considerado um bom pai só porque o seu nome está escrito na certidão de nascimento de uma criança.

Um homem não é digno do “título” de pai exemplar só porque ajudou a pôr outro ser humano no mundo ou porque lhe deu um teto e comida. Ser pai vai muito além disso. É preciso que um homem demonstre a alguém carinho, atenção e tempo incondicionais para ser visto como um pai leal e amoroso.


Pai não é aquele que apenas leva os filhos para a escola, mas que é um companheiro fiel e ajuda seus filhos a resolverem às próprias dificuldade. Pai é aquele que tenta fazer tudo de que a criança precisa e, mesmo quando um casamento se deteriora, ele encontra uma maneira de ser o melhor para seus filhos e estar presente na vida deles.

Um pai de verdade é um exemplo de como um filho deve se comportar com todos à sua volta, principalmente as mulheres. É aquele que ensina sobre a vida, que não chega em casa bêbado e não foge dos problemas da família.

Um bom pai é sempre um exemplo a seguir, um super-herói e anjo da guarda dos seus filhos, e passa a vida toda motivando cada um a seguir em frente.

Ser pai é uma missão para a vida toda, mas só é bom pai aquele homem que entende que essa função exige esforço, sacrifício e amor incondicional.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.