publicidade

4 razões pelas quais você precisa de mais abraços (apoiadas pela ciência)!

Você costuma abraçar as pessoas? Pesquisas mostram que esse é um hábito muito positivo, que traz diversos benefícios para a saúde. Confira!



Os abraços estão sempre presentes em nossas vidas. Abraçamos outras pessoas em momentos de felicidade, animação, celebração, ou até mesmo quando estamos tristes ou tentando consolá-las. Esse gesto é um dos mais comuns quando se trata de demonstrar afeto ou até mesmo consolar alguém, porque podemos sentir o quanto somos especiais para a outra pessoas através dele.

Certamente, todos nós já recebemos um abraço de amor e carinho que fez a diferença em um momento de necessidade, e despertou um sentimento de esperança, alegria e aceitação em seu interior. Por essas e outras razões, os abraços são fundamentais em nossas vidas.

Segundo diversas pesquisas, esses gestos de afeto possuem diversos benefícios para nós, e precisamos de muitas doses deles todos os dias. Confira na lista abaixo 6 razões científicas pelas quais você precisa de mais abraços!

1. Abraços podem protegê-lo contra doenças

Em um estudo realizado com mais de 400 adultos, os pesquisadores descobriram que abraçar pode reduzir as chances de uma pessoa ficar doente. Os participantes com um maior sistema de apoio ao seu redor foram apresentados como os menos propensos a adoecer, e quando adoeciam, sintomas menos graves do que aqueles que não tinham ninguém ou quase ninguém para os apoiar e cuidar.



2. Os abraços podem melhorar a saúde do seu coração

Em um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, cerca de 200 adultos em relacionamentos românticos foram divididos em dois grupos. Um dos grupos segurou a mão dos seus parceiros por 10 minutos, e em seguida deram um abraço de 20 segundos um no outro.

Os parceiros do outro grupo ficaram sentados em silêncio por 10 minutos e 20 segundos. Os resultados revelaram que as pessoas do primeiro grupo mostraram maiores reduções nos níveis de pressão arterial e frequência cardíaca do que o segundo grupo. As evidências mostram que uma relação de afeto fazer bem para a saúde do seu coração.



3. Abraços podem te deixar mais feliz

A oxitocina é uma substância química de nossos corpos que também é conhecida como “o hormônio do abraço”. Isso ocorre porque seus níveis aumentam quando abraçamos, tocamos ou ficamos perto de pessoas que gostamos.

Segundo um estudo, receber um abraço também pode ajudar a eliminar o mau-humor resultante de dias onde o conflito interpessoal é intenso. Realmente precisamos dos abraços nesses dias.


4. Os abraços podem ajudar na comunicação com outras pessoas

Na maioria das vezes, nos comunicamos com outras pessoas através da fala ou das expressões faciais, mas a comunicação através do toque também é uma maneira importante de transmitirmos mensagens àqueles ao nosso redor. Mas o toque é outra forma importante de as pessoas enviarem mensagens umas às outras.

Em um estudo, os pesquisadores descobriram que as pessoas podem expressar diferentes emoções para outra ao tocar em diferentes partes de seu corpo. As emoções que foram decodificadas com mais facilidade foram felicidade, raiva, medo, nojo, amor, gratidão, tristeza e simpatia. Os abraços são uma das formas mais comuns de toque, e podem ajudar grandemente nessa comunicação interpessoal.

Como você pode perceber, o abraço nos traz muitas vantagens, e deve ser incorporado com mais intensidade em nossas vidas.

E aí, já abraçou alguém hoje?

Comente abaixo sobre sua relação com os abraços e compartilhe o texto em suas redes sociais!

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.