Estudos mostram que tudo na praia nos faz bem: a água, a brisa, o tato, os sons e até as cores!

O mar é uma das obras mais lindas produzidas pela A imensidão azul encanta nossos olhos e nos apresenta a um mundo completamente novo abaixo da superfície.

Seja para trabalhar, estudar ou apenas descansar e se divertir com a família, ir à praia é sempre um bom programa, e nos traz paz, alegria, propósito e inspiração.

Se você é um grande fã do mar, aqui está mais um motivo para admirá-lo: cientistas estão provando que o mar nos faz bem por si mesmo, não apenas pelas sensações que desperta em nós.

De acordo com pesquisas, tudo relacionado ao mar e às praias nos faz bem, desde a água até as cores da natureza nesses lugares.

Um estudo realizado na Nova Zelândia, mostrando a influência do azul do mar e do verde da natureza na qualidade de vida das pessoas, mostrou que a cor do mar tem efeitos mais positivos para a saúde humana.

“O aumento das visualizações do espaço azul está significativamente associado a níveis mais baixos de sofrimento psicológico (…)”No entanto, não encontramos isso nos espaços verdes”, disse Pearson, professora assistente de Geografia da Saúde e membra da Rede de Ciências da Água da MSU.

O estudo ainda precisa ser revisto, levando em consideração que as áreas verdes estudadas tinham ação humana, mas,de qualquer forma, foi comprovado que o azul do mar nos faz bem.

“Pode ser porque o espaço azul era natural, enquanto o espaço verde incluía áreas criadas pelo homem, como campos de esportes e playgrounds, bem como áreas naturais como florestas nativas (…) Talvez, se olhássemos apenas para as florestas nativas, pudéssemos encontrar algo diferente.”, concluiu Pearson.

Até mesmo o ar das praias é diferente e pode nos trazer grandes benefícios. Além de melhorar o sistema respiratório, de acordo com um estudo do Instituto Lung respirar o ar do oceano pode ajudar a curar muitos tipos de doenças, inclusive as pulmonares.

Um tempo no mar também pode fazer maravilhas para o nosso descanso, visto que íons de hidrogênio carregados negativamente ajudam a absorver oxigênio e equilibrar os níveis de serotonina, o que promove um sono mais saudável.

Até mesmo os sons do mar trazem algum benefício para nós. Os barulhos peculiares do oceano ativam o córtex pré-frontal, área do cérebro associada a emoções e autorreflexões, o que nos traz mais sensações positivas além de estimular um maior conhecimento sobre si mesmo, além de reduzir o estresse e ajudar a criar uma sensação de calma, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Inglaterra.

Todos os benefícios citados acima contribuem para a criação de uma vida mais saudável, feliz, e bem-sucedida.

O mar é realmente um grande aliado. Devemos sempre separar um tempo para estarmos em contato com ele.

Como é sua relação com o mar? Deixe um comentário abaixo e marque um amigo para visitar o mar com você!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: yarruta / 123RF Imagens  




Deixe seu comentário