Segundo a ciência, os pais têm sim um filho favorito!



Muitos filhos sentem que seus pais têm um filho favorito, e percebem isso através do comportamento que desempenham no cotidiano.

Algumas pessoas passam anos tentando entender porque não são “boas o suficiente” como seus irmãos, o que fizeram para serem tratados de maneira diferente, e esse é um grande motivo de muitos problemas de insegurança, isolamento e, em muitos casos, até mesmo ansiedade e depressão.

Se você passa por isso ou apenas tem curiosidade para saber se realmente alguns filhos são mais valorizados do que outros, uma pesquisa norte-americana pode ajudá-lo a entender. De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, apesar de os pais amarem todos os filhos de forma incondicional, é comum que eles se sintam conectados a um deles.

O estudo foi realizado com 384 famílias, e chegou a uma conclusão que pode dar a muitos filhos as respostas que sempre buscaram, e muitas vezes nem mesmo os pais conseguiram esclarecer. Os resultados mostram que 70% das mães e 74% dos pais admitiram que preferiam um de seus filhos, e apesar de não terem especificado qual deles é, para os pesquisadores eles se referiam ao filho mais velho.

Além disso, os primogênitos dessas famílias sentiram que eram mais validados e valorizados pelos pais do que seus irmãos mais novos.



Para os líderes do estudo isso se deve ao fato de que, com os filhos mais velhos, os pais viveram as experiências pela primeira vez, o que as tornam mais inesquecíveis.

Um outro estudo, realizado pela Universidade Purdue, também nos Estados Unidos, mostrou que as mulheres costumam ser as favoritas dos pais, mas revelou que também disse que quando elas chegam à adolescência, momento de maior rebeldia, elas acabam por perder esse favoritismo.

Ou seja, apesar dos resultados das pesquisas, a preferência dos pais é muito particular e apesar de mostrar um pouco do seu carinho pelos filhos, não deve ser interpretada de maneira errada. É apenas uma questão de afinidade, já que o amor dos pais por todos os filhos é eterno.

Você já tinha alguma suspeita sobre esse assunto? O que achou dos resultados das pesquisas? Comente abaixo!


Direitos autorais da imagem de capa: Alena Ozerova / 13RF Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.