4min. de leitura

Vivemos em uma sociedade tão imatura que a adolescência deveria se estender até os 24 anos, dizem os especialistas

A forma como enxergamos a vida está constantemente em transformação, porque é influenciada pelas experiências que vivemos e as mudanças que observamos no mundo.


As gerações mais antigas, com toda certeza, não conseguem compreender muitas coisas que as pessoas que nasceram até vinte anos atrás veem como completamente normais.

As mudanças na sociedade também causam um grande impacto em como vemos a nós mesmos e em nossa forma de interagir com o mundo ao nosso redor, o que pode ser muito bom ou preocupante.

Na sociedade de hoje, em especial, os seres humanos estão redefinindo muitas características que até antigamente eram vistas como muito bem estruturadas, e essas mudanças estão muito relacionadas à tecnologia e ao contato ilimitado que temos com diferentes formas de comunicação e de nos comportamos com as pessoas ao nosso redor.


Uma das transformações mais interessantes que experimentamos refere-se ao período da adolescência, uma fase consideravelmente complicada, mas também essencial para a formação de valores preciosos para a vida adulta.

Até então, essa fase compreendia as idades entre 10 a 19 anos, mas de acordo com alguns especialistas, é necessário um ajuste.

Certamente você já conheceu alguém na casa dos 20 anos que parece não ter adquirido a maturidade necessária para ser considerada adulta, não é mesmo? Bom, os cientistas australianos Susan M. Sawyer, Peter S. Azzopardi, Dkshitha Wickremarathne e George C. Patton, também chegaram à mesma conclusão e fizeram um estudo que concluiu uma nova faixa de idade para o período da adolescência.

Para eles, os adolescentes deveriam ser as pessoas com idades entre 10 a 24 anos: “Isso corresponde mais ao crescimento dos adolescentes e à compreensão popular dessa fase da vida e facilitaria investimentos estendidos em uma ampla gama de ambientes.”


Ao mesmo tempo que isso pode indicar que o grande contato com as tecnologias atrase o processo de amadurecimento, a alteração do período da juventude também seria uma maneira de fazer com que mais pessoas se reconhecessem enquanto adultas no momento certo.

Para alguns, é muito simples viver como adultos aos 18 anos, mas para outras pessoas essa é uma realidade distante, que requer um maior amadurecimento, antes de ser alcançada.

É um tema que promove a reflexão, até porque a adolescência não precisa ser necessariamente algo ruim, apenas um estilo de vida que lhe permite ao mesmo tempo dedicar-se aos seus objetivos, sem deixar de lado um tempo para lazer e convivência com as pessoas que gosta.

O que você pensa sobre isso? Comente sua opinião abaixo!


Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: warrengoldswain/123RF Imagens.


Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.