11 impactantes citações do presidente mais humilde do mundo!

7min. de leitura

Conhecido pela sua franqueza incomum e e liderança ousada de transformar ideias em ação, o líder de 78 anos José Mujica possui e pratica as mesmas características que muitos líderes mundiais não conseguem imitar. Além de doar a maior parte de seu salário, ele também tem recebido reconhecimento internacional por suas políticas progressistas, personalidade e apresentação simples, o que lhe rendeu uma reputação como “presidente mais humilde do mundo.”



Confira aqui 15 marcantes citações do presidente uruguaio:

1. Sobre revoluções e revoltas:

presidente


 

“Eu vi algumas nascentes que acabaram se tornando invernos terríveis. Nós, seres humanos somos gregários. Nós não podemos viver sozinhos. Para que nossa vida seja possível, nós dependemos da sociedade. É uma coisa derrubar um governo ou bloquear as ruas. Mas é um assunto completamente diferente criar e construir uma sociedade melhor, que precisa de organização, disciplina e trabalho a longo prazo. Não vamos confundir os dois, e eu quero deixar claro:.. sinto-me solidário com a energia da juventude, mas eu acho que não vai a lugar nenhum se não se tornarem mais maduros. “(Fonte)

2. Sobre a legalização da maconha:


2

 

“Tem sido sempre assim com as mudanças. Em 1913, foi estabelecido o divórcio como um direito para as mulheres no Uruguai. Você sabe o que eles estavam dizendo na época? Que as famílias se dissolveriam. Que isso seria o fim das boas maneiras e da sociedade. Sempre houve uma opinião conservadora e tradicional lá fora, que tem medo de mudança.” (Fonte)

3. Sobre o materialismo:

 

3

 

“Nós temos sacrificado os velhos deuses imateriais, e agora estamos ocupando o templo do Deus do Mercado. Ele organiza a nossa economia, nossa política, nossos hábitos, nossas vidas, e ainda nos proporciona taxas e cartões de crédito e nos dá a aparência da felicidade.”
“Parece que nós nascemos apenas para consumir e consumir, e quando já não podemos consumir, temos um sentimento de frustração, e sofremos com a pobreza”. (Fonte)
4. Sobre o consumo global:
4
“Nós podemos reciclar quase tudo agora. Se vivêssemos dentro de nossas possibilidades, as 7 bilhões de pessoas no mundo poderiam ter tudo o que precisassem. Política globais deveriam estar se movendo nessa direção. Mas nós pensamos como pessoas e países, não como uma espécie. “(Fonte)

5. Sobre o aborto e casamento homossexual:

5
Aplicamos um princípio muito simples: reconhecer os fatos. Aborto é velho como o mundo, a mulher na sua solidão, inevitavelmente tem de enfrentar com este problema. Para nós, a legalização do aborto e os métodos de contracepção, o trabalho psicológico, significam uma maneira de perder menos. Aqui a mulher não vai diretamente a uma clínica para fazer aborto, isto era na época em que era clandestino. Passa pelo psicólogo, depois é bem atendida.

O casamento homossexual, por favor, é mais velho que o mundo. Tivemos Julio Cesar, Alexandre O Grande, por favor. Dizer que é moderno, por favor, é mais antigo do que nós todos. É um dado de realidade objetiva, existe. Para nós, não legalizar seria torturar as pessoas inutilmente. (Fonte)

6. Sobre o fim de conflitos:

6
“De longe, parece uma guerra sem uma solução e um longo sacrifício por todo o país. Assim, quando um presidente parece que tenta abrir um caminho para a paz, eu acho que ele merece apoio, porque há um monte de dor, e se eles tentam acertar as contas, a guerra nunca vai acabar. Mas há uma oportunidade. Eu me sentiria egoísta se eu não ajudasse de alguma forma.”

“Ajudar não significa intervir. Eu não vou interferir se eu não sou convidado a fazê-lo. Mas se eu puder servir como um intermediário com a minha experiência, vou apoiar o apelo do governo para o diálogo com as forças rebeldes, que também têm os seus problemas, que também têm seus medos. Acho que todos nós, os latino-americanos, têm que ajudar. ” (Fonte)

7. Sobre ser humilde no escritório:

7
“Assim que os políticos começam a subir a escada, de repente, tornam-se reis. Eu não sei como funciona, mas o que eu sei é que repúblicas vieram ao mundo para garantir que ninguém seja maior do que ninguém.” (Fonte)

8. Sobre a redistribuição da riqueza:

8

“As empresas só querem aumentar os seus lucros; cabe ao governo distribuir o suficiente desses lucros para que os trabalhadores tenham o dinheiro de comprar os bens que produzem. O investimento mais importante que podemos fazer é nos recursos humanos”. (Fonte)

9. Sobre ser chamado de o presidente mais humilde do mundo:

9
“Eu não sou o presidente mais pobre. Os mais pobres são aqueles que precisam de muito para viver. Meu estilo de vida é uma consequência das minhas feridas. Eu sou o filho da minha história. Houve anos em que eu teria ficado feliz apenas por ter um colchão.” (Fonte)

10. Sobre doar 90% do seu salário para a caridade:

10
“Eu tenho um modo de vida que eu não mudo só porque eu sou um presidente. Eu ganho mais do que eu preciso, mesmo que isso não seja o suficiente para os outros. Para mim, não é sacrifício, é um dever.” (Fonte)
11. Sobre ser feliz:

 

11
“Viva de acordo com a sua forma de pensar. Seja você mesmo e não tente impor seus critérios sobre o resto. Eu não espero que os outros vivam como eu.
Quero respeitar a liberdade das pessoas, mas eu defendo a minha liberdade e a coragem de dizer o que se pensa, mesmo que às vezes os outros não compartilham esses pontos de vista. “(Fonte)

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.