5min. de leitura

“Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!”

A cada dia aprendemos um pouco, aprendemos a ser pessoas boas, generosas, pacientes e verdadeiras.


Ninguém nasce perfeito. De fato, a perfeição é uma meta inalcançável para todos, mas nenhum de nós nasce sabendo todos os segredos da vida nem tem definido qual o exato caminho que deve traçar para chegar aonde deseja e conquistar a própria felicidade.

A cada dia aprendemos um pouco, aprendemos a ser pessoas boas, generosas, pacientes e verdadeiras. Aprendemos a tratar aqueles ao nosso redor com respeito, honestidade e cuidado.

Aprendemos a olhar para o mundo com a mente e o coração abertos e a enxergar, em cada novo amanhecer, uma oportunidade de sermos mais felizes do que ontem.

É claro que nem sempre o nosso caminho é fácil e com ensinamentos simples, muitas vezes, apenas aprendemos e crescemos depois de perdas dolorosas e mudanças radicais de vida, que nos obrigam a deixar para trás tudo o que conhecemos e adotar um novo modo de viver, que exige uma adaptação de pensamentos e atitudes, e cobra muito de nós mesmos.


Nesses momentos, a vontade de nos isolar, chorar e reclamar pode ser muito grande, mas precisamos ser capazes de ver além da dor para que possamos colher os frutos que cada um de nossos desafios traz para nós.

Se quisermos viver bem e colecionar sabedorias a cada passo de nosso caminho, devemos enxergar a vida de forma ampla, reconhecendo as coisas boas mesmo nos momentos mais difíceis e dando o nosso melhor para que nossa evolução pessoal seja constante.

Devemos aprender com as circunstâncias e também com as pessoas ao nosso redor. Somos cercados de bons e maus exemplos em todos os lugares.


Convivemos com pessoas boas, bem-sucedidas e generosas, e também com pessoas individualistas, egoístas e maldosas, e apesar de sermos influenciados por todas elas, sempre cabe a nós escolher um lado para seguir e aprender.

Somos filhos do mundo, mas cuidar da nossa jornada é nossa responsabilidade. Sendo assim, cabe a nós procurarmos em nosso interior e ao nosso redor qualidades que nos permitam viver com significado. Cabe a nós sermos pessoas melhores a cada dia e aprender com os exemplos positivos que nos cercam.

Cora Coralina, considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, escreveu sobre isso. Com toda a sua sabedoria e jeito com as palavras, ela transmitiu a importância de evoluir a cada dia e aprender a cultivar a bondade.

Confira suas palavras na citação abaixo:

Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.

O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.

Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança.

Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor.

Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!

Palavras muito fortes e reflexivas. Devemos fazer nossa parte todos os dias para nos libertar de tudo aquilo que não nos serve e receber as novidades que a vida tem reservadas para nós.

bondade também se aprende e, através dela, encontramos o lado mais significativo de nossa existência.

O que achou das palavras de Cora Coralina? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e compartilhe a mensagem em suas redes sociais!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: Cult Carioca.


Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.