Pessoas inspiradoras

Jovem brasileira que sempre estudou em escola pública passa em 10 universidades internacionais

Aos 18 anos, Rhayssa realizou o sonho de estudar fora e conhecerá o mundo por todo o seu esforço. Conheça sua história!



Ex-estudante de escola pública, Rhayssa Braz, de 18 anos, viu sua vida inteira mudar com a realização do sonho de estudar fora do país. Segundo informações do G1, a jovem se candidatou em diversas universidades internacionais. Conseguiu bolsa de estudos em 10!

Escolheu o programa universitário que passará por oito campi do mundo. O primeiro será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Agora ela está na luta para juntar dinheiro para conseguir realizar seu sonho de fato.

A menina disse que sua vida foi repleta de dificuldades, foi criada pela mãe e a avó paterna, e que elas se sacrificaram bastante, mantendo até três empregos para dar uma vida confortável para ela. Mesmo com simplicidade, a jovem sempre sonhou em conhecer vários lugares do mundo e, por causa disso, começou a pesquisar bolsas de estudos em universidades de fora.


Rhayssa participou de concursos de redação e chegou a ganhar uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Não conseguiu ir por causa das condições financeiras. Não desistiu do sonho e participou de 44 processos seletivos.

Conta que pesquisou a fundo cada um deles, escolhendo os que ofereciam melhores condições para alunos estrangeiros. Ela recebeu a notícia de que ficou entre os quatro brasileiros aceitos no programa que tem parceria entre os Estados Unidos e os Emirados Árabes. Conseguiu 75% de bolsa. Ela decidiu ficar com o estudo interdisciplinar de quatro anos, e percorrerá os oito campi espalhados pelo mundo.

Direitos autorais: arquivo pessoal.

São Francisco, nos Estados Unidos; Seoul, na Coréia do Sul; Abu Dhabi; nos Emirados; Hyderabad, na Índia; Berlim, na Alemanha; Taipei, em Taiwan; Buenos Aires, na Argentina; e Londres, na Inglaterra. O objetivo do programa é levar alunos de diferentes realidades a esses locais, para que aprendam sobre cultura, economia e política.


Rhayssa contou que havia sido recusada por uma das universidades desse programa nas quais foi aprovada. Mesmo com as dificuldades e recusas, ela não desistiu e, sabendo do programa, candidatou-se e foi uma das 30 estudantes do mundo inteiro que conseguiram a vaga.

Ela ficou sabendo da aprovação numa reunião virtual com o representante da universidade e outros aprovados. Disse que foi inesperado. Quando soube do anúncio, ficou muito emocionada e orgulhosa do seu esforço e dedicação.

A jovem tem 75% da bolsa garantida, mas está esperando a confirmação de 100% da mensalidade. Mesmo assim, necessita de uma reserva financeira para cobrir gastos com moradia, passagem e alimentação. Sua campanha de arrecadação on-line está ajudando a juntar o valor de que precisa que, segundo seus cálculos, é de pouco mais de R$ 35 mil.

A jovem finaliza dizendo que, mesmo não se preparando a vida toda, como muitos fazem, conseguiu passar e está muito feliz com sua conquista. Que ela seja um grande exemplo para todos, pois a superação veio por meio de esforço e determinação!


Mulher faz críticas aos pais que exigem gratidão dos filhos: “As crianças não devem nada a eles”

Artigo Anterior

Companhia aérea muda vestes de comissárias para que trabalhem com mais conforto. “Os tempos mudaram”

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.