Thoro acredita que precisa aliviar o sofrimento e vulnerabilidade de seus alunos para que eles consigam aprender.

A desigualdade social atinge crianças e adolescentes de forma cruel. Em idade para estudar e ter momentos de lazer, os jovens acabam desistindo da escola, porque precisam encontrar uma fonte de renda para se alimentar e complementar a renda da família.

Junto com a pobreza, a injustiça social opera para que poucos tenham acesso à educação. Sem o aprendizado, é extremamente difícil sair da classe social em que nasceu, perpetuando, assim, a lógica da desigualdade. Sem estudo, as pessoas são obrigadas a vender sua mão de obra a preços baixíssimos, trabalhando muito e quase sem conseguir prover o sustento da própria família.

Thoro Samuel Shili, um professor da África do Sul, decidiu usar o próprio salário para alimentar seus alunos. Antes das aulas, ele leva os alimentos que consegue e alimenta seus alunos que não conseguiram comer. Para o professor, oferecer comida aos pequenos faz com que eles estejam mais atentos enquanto ministra a disciplina, além de demonstrar mais animação e felicidade.

Sua ajuda, por mais que seja pontual, está ajudando a reduzir a vulnerabilidade social de alguns, fazendo dos muros da escola um local seguro para frequentar.

Thoro oferece a eles um motivo a mais para estudar, a garantia de que terão comida, além do aprendizado. Ele afirma veementemente que não pode permitir que seus alunos aprendam de estômago vazio.

Direitos autorais: reprodução Facebook/Thoro Samuel Shili.

A comida que ele prepara todos os dias é comprada com o próprio salário, já que, por enquanto, não existem outras alternativas para matar a fome dos alunos. Temente a Deus, Thoro ainda se propõe a fazer uma oração todos os dias dentro das salas de aula, antes que os estudantes entrem, para garantir que o espaço esteja bem energizado.

Por motivos judiciais, nenhum aluno foi fotografado mas, definitivamente, usufruem da boa ação do mestre para conseguir aguentar cada dia de aula. Thoro tenta, com o que tem em mãos, garantir que mais crianças consigam estudar, porque sabe que o caminho para a melhoria de vida é através da educação.

Direitos autorais: reprodução Facebook/Thoro Samuel Shili.

O aprendizado faz parte das necessidades básicas dos cidadãos, todos têm o direito de estudar mas, infelizmente, ainda existe elitismo educacional. Apenas uma parcela da população consegue ter acesso a boas escolas o que, consequentemente, reforça a hierarquização da sociedade. Ler livros e aprender a fazer contas não deveria ser um direito de poucos, por isso é tão importante a atitude de Thoro, ele tenta garantir acesso a todos.

O que você achou da iniciativa de Thoro?

Comente abaixo e compartilhe sua iniciativa nas suas redes sociais!

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0
Agatha Rodriguez
Jornalista e redatora no site O Segredo. Procura escrever sobre temas impactantes e presentes no cotidiano de todos, incentivando as pessoas a se tornarem melhores a cada dia.

    Os comentários estão fechados.