Pessoas inspiradoras

Pela primeira vez, equipe médica formada apenas por mulheres faz transplante de fígado!

Capa Pela primeira vez equipe medica formada apenas por mulheres realizam transplante de figado

O grupo foi composto apenas por profissionais femininas que marcaram a história. O poder das mulheres é brilhante!



É fascinante vermos casos de mulheres alcançando lugares de prestígio. A determinação e força que temos rompem barreiras e, quando isso é evidenciado, causa um orgulho e satisfação ao coração. É a prova de que estamos no caminho certo!

Mulheres atuando em profissões que antes eram dominadas por homens nos dá a certeza da nossa capacidade de estar em qualquer lugar.

Essa história aconteceu na Argentina, mas ganhará o mundo. Uma equipe médica composta apenas por mulheres transplantou com sucesso um fígado.


Nove representantes fizeram parte da intervenção cirúrgica. Entraram para a história da medicina mundial! A chefe da equipe é a Dra. Magalí Chahdi Beltrame, cirurgiã que trabalha no Hospital El Cruce, de Florencio Varela, há três anos.

A cirurgia aconteceu dia 17 de março. O paciente foi um homem de 47 anos. Tudo correu bem e ele já está se recuperando em casa.

2 Pela primeira vez equipe medica formada apenas por mulheres realizam transplante de figado

Direitos autorais: reprodução Clarín.

Segundo entrevista da doutora para o jornal Clarín, as operações de transplante são urgentes, não há a possibilidade de serem agendadas com antecedência. Elas simplesmente surgem porque ligam para o hospital oferecendo um possível doador para o paciente, então não há tempo a perder.


Com isso, os responsáveis pela intervenção são os que estão disponíveis no momento. O grupo 100% feminino se reuniu por acaso. Dra Magalí chegou ao hospital e descobriu que Maria Luján del Bueno e Lourdes Mollard, suas companheiras, também estavam lá. As outras foram chegando, e se deram conta de que a equipe seria formada apenas por mulheres.

3 Pela primeira vez equipe medica formada apenas por mulheres realizam transplante de figado

Direitos autorais: reprodução Facebook/Graduação em Organização e Assistência de Salas Cirúrgicas Oficial UNAJ.

Foi uma bela surpresa para todos. A dra. Magalí operou acompanhada de duas cirurgiãs, a anestesiologista María Eugenia Fernández; a técnica Silvina Vagelli; as instrumentadoras Cintia Ungini e Camila Ramírez; e as técnicas em hemoterapia e raios X Maria Julia de la Paz Alarcón e Claudia Lema.

Quando viram a técnica de raio X ser a última a entrar, caiu a ficha de que aquilo era real. Perceberam que seriam as primeiras do país (e do mundo) a realizar um transplante de fígado com uma equipe 100% feminina!


Nada é impossível para as mulheres! Mesmo com a discriminação sofrida, principalmente no campo da medicina, em 2021, um grupo composto apenas por mulheres realizou com sucesso um transplante!

4 Pela primeira vez equipe medica formada apenas por mulheres realizam transplante de figado

Direitos autorais: reprodução Clarín.

Cirurgias assim são muito comuns na rotina médica, mas uma equipe do sexo feminino, comandada por uma mulher, é um marco na história. É uma área bem difícil de alcançar pois, além do preconceito com os próprios colegas de profissão, há também pacientes que não querem ser operados por mulheres, preferem um cirurgião por imaginar que são mais seguros e confiantes.

Dra. Magalí finaliza dizendo que não importa o gênero, o que precisa ser levado em consideração é a habilidade e a aptidão das pessoas. É importante ter força para passar por essas dificuldades, não abaixar os braços e continuar lutando. Os homens devem acompanhar essas mulheres de fibra e ajudá-las no caminho da igualdade, além de avaliar as pessoas pelas qualidades e capacidades!


Comente abaixo e compartilhe este caso em suas redes sociais!

Para que pai não perdesse o nascimento da filha, juiz decidiu interromper audiência. Linda atitude!

Artigo Anterior

Aurora boreal forma uma fênix de cores impressionantes no céu da Islândia

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.