Pessoas inspiradoras

Professora decide mudar de ramo, abre cafeteria e ganha prêmio internacional!

Capa Professora decide mudar de ramo abre cafeteria e ganha premio internacional

Ela largou a profissão, mudou-se do Brasil e criou do zero um estabelecimento de sucesso. Seu esforço valeu a pena!



Histórias de mulheres que cresceram profissionalmente, começando seu empreendimento a partir de um sonho ou uma ideia, dá-nos a força necessária para acreditar mais em nosso poder.

Mesmo que algumas pessoas falem que é loucura, quando se coloca empenho, esforço e amor, não tem como dar errado. A força feminina faz com que até as ideias mais complicadas se tornem realidade.

Joelma de Castro Nordhagen decidiu deixar Santos, no litoral paulista, e se aventurou em outro país, na cidade natal de seu marido norueguês. Saiu do Brasil com dois filhos pequenos e decidiu mudar sua vida.


Não falava o idioma local e chegou à pequena Mo i Rana, cidade de 18 mil habitantes, na Noruega.

Com isso, Joelma mudou os rumos de sua carreira. Ela abriu o Brasil Barista, um café com o diferencial do atendimento brasileiro, além das comidas e sobremesas inovadoras.

2 Professora decide mudar de ramo abre cafeteria e ganha premio internacional

Direitos autorais: reprodução Instagram/@brasilbarista.

Por conta da simpatia e da qualidade do serviço e produtos, ela ganhou um prêmio de melhor atendimento da região. Deu uma cara nova no que se refere aos estabelecimentos comuns. Joelma decidiu inovar com cafés de várias regiões do mundo, receitas próprias de frapê e sobremesas de banana e maracujá, o que deixou ainda o local mais diferenciado.


Ela contou à revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que a ideia surgiu para suprir a carência de uma boa cafeteria na região.

Percebeu que todos estavam muito acostumados a apenas apertar o botão da máquina de café e pronto. Viu uma oportunidade de fazer a diferença. E deu supercerto!

O que acabou fidelizando a clientela norueguesa, além do cardápio incrível, foi a maneira como eram atendidos. Joelma conta que, nos estabelecimentos de lá, é raro um garçom lhe servir, muito menos ser simpático, perguntar como está e desejar um bom dia. Ao notar que isso seria um fator importante, fez questão de implementar esse comportamento, que nos é tão natural.

3 Professora decide mudar de ramo abre cafeteria e ganha premio internacional

Direitos autorais: reprodução Instagram/@brasilbarista.


Hoje ela é fluente em norueguês, contratou mais uma funcionária fixa e outras eventuais, que a auxiliam. Todos aprenderam que o bom atendimento realmente é a alma do negócio, por isso venceram o prêmio Gallaria. Ganhar na categoria de atendimento sem dúvida foi a confirmação para Joelma de que acertou na medida.

Ver uma mulher sem experiência com empreendedorismo sair de seu país, largar seus costumes, deixar família e começar a vida em outro lugar diferente de suas vivências muito nos diz sobre a verdadeira vocação de uma mulher, que é transformar tudo em que toca! É incrível ver o quanto a sabedoria e força femininas são aliadas das mulheres!

Joelma pretende expandir os negócios e vender, além de café, cerveja também. No futuro, pensa em abrir filiais em outras cidades. Quer continuar levando o sorriso e o calor humano do brasileiro mundo afora!

O que achou deste texto? Comente e compartilhe em suas redes sociais!


Vamos espalhar ainda mais sobre o poder que toda mulher tem!

Mãe é acusada de negligência infantil por se atrasar 7 minutos para buscar seu filho na escola!

Artigo Anterior

“Decidi aceitar imediatamente”, diz mulher ao deixar crescer sua barba. Ela se assume ao natural

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.