publicidade

Senhora se forma em nutrição aos 87 anos, com tcc escrito à mão

Uma senhora está contagiando a internet com o seu exemplo de perseverança e dedicação.

Dona Luísa, uma italiana que mudou para a América do Sul durante a Segunda Guerra Mundial, se formou no curso de Nutrição aos 87 anos, e escreveu o próprio TCC à mão, mostrando que a idade não precisa ser um impedimento para alcançarmos nossos objetivos.



Luísa Valencic vive na região sul-americana desde o período da Segunda Guerra, e antes de se mudar para Jundiaí, São Paulo, passou por outros três países sul-americanos. Depois de perder a irmã e o marido, a senhora sentia que precisava de alguma atividade para ocupar sua mente, e foi então que veio a ideia de cursar o ensino superior. Depois de enfrentar desafios durante os seis anos de curso, Dona Luísa recentemente conquistou o seu maior objetivo: o diploma.

Como não vive em seu país natal e perdeu as duas companhias que tinha por aí, nenhum parente da senhora foi à sua cerimônia, mas isso não foi um impedimento para Dona Luísa celebrar um dia muito importante de sua vida. Além disso, ela não estava sozinha:

“Ganhei muitos abraços do mestre de cerimônia e da turma toda. Foi lindo”, disse.

Uma das pessoas que estava presente na cerimônia era Rachel Ciaramella da Silva, que celebrava a colação de sua prima. Ela presenciou o emocionante momento em que toda a turma homenageou Dona Luísa com uma grande salva de palmas.


“Foi muito emocionante. Quando ela entrou, todo mundo ficou de pé e eu fiquei sem entender muita coisa, mas assim que a vi, entendi que toda aquela homenagem era um presente para o esforço dela. Imagine, 87 anos e se formar na faculdade. Tem que comemorar”, comentou.

Dona Luísa não entende muito de computador e internet, e por isso fez o seu TCC, que teve como tema a cana-de-açúcar no Brasil, manuscrito. Funcionários da faculdade auxiliaram-na a digitar, para que pudesse ser entregue à banca conforme exigido.


Essa foi uma grande conquista para a senhora, mas mesmo dando este grande passo, ela ainda pretende continuar estudando. Deseja começar uma pós-graduação logo e conciliará a nova fase com suas atividades de rotina: escrever poemas, aulas de alemão, inglês e francês.

“Eu sei que vai chegar a hora de parar, mas enquanto isso eu vou em frente. Muita gente com a minha idade passa a maior parte do tempo dormindo”, diz Dona Luísa.

Realmente inspirador, e nos faz refletir sobre todas as vezes que pensamos em desistir de nossos sonhos ao menor sinal de dificuldade. A idade não define nossa capacidade de conquista, não podemos permitir que ela fique no caminho entre o presente e o futuro que sonhamos para nós mesmos.

Esperamos que a história dela o inspire a começar hoje a criar sua vida ideal. Desde que você mantenha a fé, a motivação e o amor, todas as coisas são possíveis e valem a pena!

Se gostou da história, deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!


Direitos autorais da imagem de capa: Artfinal Eventos/Divulgação

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.