Pessoas inspiradoras

Vovó de 94 anos corre de 7 a 12 km por dia! “Tem gente que me olha e comenta: não vai aguentar!”

Provou a todos e a si mesma que idade é apenas um número. Iniciou a corrida aos 76 anos e não parou mais. Confira!



Existem mulheres que nasceram para ser exemplos de superação e força. E essa característica não tem a ver com atributos físicos, e sim com a capacidade mental de se dedicarem ao que desejam.

Muitos tabus relacionados à idade nos cercam. Constantemente vemos notícias de pessoas que, por não ter a capacidade motora de antes, para algumas de suas atividades, também não têm mais a mesma destreza.

Em contrapartida, conhecemos mulheres que são exceção a essa regra. Adelmira Adão completou 94 anos e está no auge de sua forma física. Quem sabe de sua idade não imagina que ela corre de 7 a 12 quilômetros por dia!


De acordo com informações do site Voz da Bahia, ela não liga para a própria idade. Antes das 5 horas da manhã, a mulher se arruma, faz suas orações, calça seu tênis e dá início à jornada. Ela conta que tem gente que a olha na rua correndo e comenta que está maluca, que seu corpo não vai aguentar. Adelmira não dá ouvidos e segue com sua atividade física preferida.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@vovocorredora.

Ela mora com o neto David Adão, de 40 anos, que a acompanha nas corridas, para garantir que a avó não fique desidratada ou caso ela precise de auxílio no percurso. Mas ela prefere correr sozinha, relatou.

Embora tenha descoberto sua paixão, demorou alguns anos para que se interessasse pela atividade. Quando seu companheiro faleceu, sentiu-se muito sozinha, pois naquela época seu neto não morava com ela.


Para fazer novas amizades, ingressou em um grupo de exercícios físicos para a terceira idade. Um ano depois, aos 76, participou de sua primeira corrida e completou os 10 quilômetros de uma vez!

Direitos autorais: reprodução Instagram/@vovocorredora.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@vovocorredora.

Adelmira diz que já completou mais de 30 corridas entre os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2009, ganhou em primeiro lugar no Estadual de Atletismo da Terceira Idade, evento que reuniu pessoas a partir de 60 anos.


A “vovó corredora”, como é conhecida nas redes sociais, diz que ainda tem muitos planos para sua carreira de atleta. Quer participar da famosa Volta Internacional da Pampulha, em Minas Gerais, e completar um evento em São Paulo, local que ainda não visitou.

E completa dizendo que gosta muito de correr, pois refresca sua mente e ela se sente muito bem. Com certeza, sua disposição é de causar inveja! Provou para todos que a idade não foi um fator limitante!

Pai desabafa sobre paternidade e diz que filhos são bênçãos e nunca um fardo!

Artigo Anterior

Mãe aos 18 anos supera dificuldades e se forma no ensino médio. Dedicou a vitória ao filho!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.